Sindicalista aciona Ministério Público Federal sobre a abertura do comércio de Patos

O presidente da CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Paraíba, encaminhou denúncia junto ao Ministério Público Federal e Ministério Público Federal do Trabalho na Paraíba no tocante a abertura do comércio e indústria, depois da reunião ocorrida entre o Prefeito Interino de Patos, Ivanes Lacerda e representantes da Associação Comercial e Industrial.

Para o sindicalista, a abertura do comércio e da indústria nesse momento do aumento do número de infectados e mortes pelo Coronavirus não justifica, pois sequer tem EPI Equipamento de Proteção Individual para ser utilizados pelos trabalhadores, além da ausência de álcool gel e outras formas de proteger esses trabalhadores e a população.

Para José Gonçalves, é impossível ter uma fiscalização com o número de servidores existentes no Município e o exemplo maior é o PROCON com o funcionamento dos Bancos e algumas lojas, como as Americanas , com grandes filas e a Vigilância Sanitária que também não tem equipe suficiente para isso.” Entendemos a boa vontade desses servidores, mas é impossível fazer o trabalho de ter as mínimas condições e estrutura de trabalho”, disse o mesmo.

Gonçalves chamou atenção para o Decreto do Governo do Estado, onde afirma que nos municípios onde foi constatado o vírus o comércio não poderá abrir e em Patos existem 4 casos confirmados com um óbito.
O sindicalista defende que para a abertura do comércio e da indústria devem ser tomado todos os cuidados e deve ser assinado um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta por algum risco que venha a ocorrer.
” devemos defender acima de tudo a vida em detrimento do lucro e da morte,” finalizou o mesmo.

ctb_carta carta2