CTB-PB realiza reunião Ampliada da Direção Estadual

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Paraíba, realizou no último dia 16 de março no Auditório do SINTESP, Campus da Universidade Federal da Paraíba, uma reunião Ampliada da Direção que contou com a presença de sindicalistas das regiões do Estado.

O presidente Marcos Santos, abriu a reunião com uma análise da conjuntura política atual e o desafio que está sendo colocado para o movimento sindical, como um todo, além da necessidade de se intensificar a luta neste ano de eleição para prefeitos e vereadores.” Precisamos apoiar as iniciativas do governo federal, mas ao mesmo tempo, intensificar a luta por melhorias para a classe trabalhadora. Neste ano de eleição, devemos priorizar a eleição de representantes do sindicalismo nas prefeituras e câmaras municipais”, disse o mesmo.

O vice-presidente da CTB-PB, vereador sindicalista Zé Gonçalves, pontuou algumas questões relacionadas ao governo federal, onde fez uma crítica ao Decreto 11.411/2023 que trata da liberação de dirigentes sindicais, passando o pagamento de salários para os sindicatos aos quais pertencem, prejudicando as entidades que já tem uma pequena arrecadação. Outra crítica do sindicalista foi ao Ministro da Casa Civil, Rui Costa, onde afirmou que ” há uma tendência à inércia grande, em geral, no serviço público; digo sempre que quem é prefeito, governador, presidente da República tem que pisar no calcanhar, fungar no cangote para as coisas andarem “. Isso é um desrespeito aos trabalhadores e Trabalhadoras no serviço público e temos que repudiar”, desabafou Gonçalves.

Outro ponto discutido foi a legalização dos sindicatos junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, onde estiveram presentes advogados, foi escolhida uma comissão para tratar na prática essa questão junto a um escritório de advocacia em João Pessoa.
Sobre as finanças e a inadimplência de muitos sindicatos, existe a reclamação que os boletos não estão chegando, e neste caso, a presidência irá entrar em contato com a direção nacional para resolver o problema, incluindo o pagamento via Pix.

A necessidade de se reestruturar o Núcleo da CTB na Universidade, foi um ponto alto da discussão, como também nos trabalhadores da educação no Estado.” Estamos retomando trabalho na UFPB João Pessoa, chamando os antigos camaradas para fortalecer o núcleo da CTB na universidade e muitos já estão aqui nessa reunião “, disse Cristiano Zenaide, coordenador da CTB em João Pessoa.
O planejamento estratégico situacional, como também curso de formação sindical, a direção da CTB irá definir datas para realização dessas atividades na Paraíba.

Foi deliberado a realização no mês de maio de um encontro estadual da mulher trabalhadora da CTB no Município de Patos, sertão do Estado.