10° Congresso Regional da UAC, define plano de lutas e elege nova direção

Com o tema, Moradia digna, um direito social, a União das Associações Comunitárias de Patos e Região – UAC, realizou seu 10° Congresso Regional no dia 4 de fevereiro no Auditório da Associação Comercial, onde na oportunidade discutiu e aprovou um plano de lutas e elegeu sua nova Diretoria, Conselho Fiscal e 5 Coordenações Regionais, para um mandato de 4 anos.

O Congresso Regional teve a participação das Associações Comunitárias filiadas, que estavam em dia com as mensalidades junto a entidade, além de movimentos sociais, a exemplo dos Sem Terra e Sem Tetos, no Município.

O presidente da FEPAMOC – Federação Paraibana do Movimento Comunitário, João Batista, a Presidente da UCES – União de Equipes Sociais de Campina Grande, Socorro Nascimento, o representante da CONAM – Confederação Nacional das Associações de Moradores, Fernando Jordão, os vereadores Severino do Ramo de Campina Grande e o Vereador Zé Gonçalves de Patos, do representante do MST, Eduardo Rabay, compuseram a mesa de abertura do evento, juntamente com Zé Ilton, Socorro Rodrigues e Frei Fábio, representando a UAC e UMAC.

Em seguida foi feita a leitura do edital publicado em jornal de circulação estadual, como também o regimento interno que foi colocado em votação e aprovado por todos os presentes.

Foi feita uma avaliação da situação do movimento comunitário atualmente, os desafios apresentados, especialmente no tocante a luta por moradia e a entrega dos 856 apartamentos do maior conjunto habitacional de Patos, São Judas Tadeu I e II, que teve início no governo Dilma e será entregue no atual governo Lula. A preocupação é evitar que aqueles que não precisam de moradia, sejam beneficiados em detrimento dos que estão debaixo dos barracos. A UAC vai tentar audiência com a presidente da CEHAP na Paraíba.
Outra proposta aprovada foi a realização de plenárias populares nas comunidades, com as pessoas que foram cadastradas em Patos que não tem casa própria.

Por último, foi apresentada a Chapa Única, composta por 33 membros, representando as Associações Comunitárias urbanas, rurais e movimentos sociais, tendo o atual presidente José Ilton concorrendo a reeleição, sendo eleita por todos os presentes para um mandato de 4 anos.

Para o presidente reeleito, José Ilton, a UAC irá retomar o trabalho de base junto as Associações filiadas e a principal bandeira será a Moradia, sem esquecer dos demais problemas que prejudicam o povo nos bairros.