Roberto Lima é o novo presidente da Associação do Assentamento Patativa do Assaré em Patos

Em uma eleição totalmente concorrida, com a existência de duas chapas inscritas, foi realizada as eleições para a Diretoria e Conselho Fiscal da Associação dos Agricultores e Agriculturas do Assentamento Patativa do Assaré, Distrito de Santa Gertrudes em Patos PB.
Votaram 42 associados e destes 27 votos foram para a Chapa: União e Paz, encabeçada por José Roberto de Lima, contra 14 votos recebidos pela Chapa: Coletivo Patativa, encabeçada por Eduardo Rabay. Foi registrado um voto em branco.

A eleição foi dirigida por Jeany Venâncio, Primeira Secretária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, como também da representante da UMAC- União Municipal das Associações Comunitárias Rurais e Urbanas de Patos, Socorro Rodrigues e do presidente da UAC-União das Associações Comunitárias de Patos e Região, José Ilton Oliveira.

Para o presidente eleito Roberto Lima, o momento é de buscar a união de todos os assentados e assentadas, visando a aplicação das políticas públicas por parte do governo federal, estadual e municipal.” A partir desse momento não existe chapas. Existe uma direção da associação que tem como objetivo, trabalhar em parceria com todas as instituições, governos e buscar acima de tudo melhorias para nossa comunidade,” disse o mesmo.

O Secretário Municipal de Agricultura, Ferré Maxixe, também esteve acompanhando a eleição e se prontificou a atender as demandas.” Estou aqui para me colocar a disposição de todos vocês, em especial ao presidente eleito, Roberto Lima no sentido de atender as reivindicações dos assentados,” disse o mesmo.

A ocupação pelo MST da antiga fazenda Jacu teve início em 2002, ocorreu despejos, mas também muita resistência por parte dos trabalhadores e no mês de março de 2004 saiu a portaria de desapropriação da terra, no governo Lula, beneficiando diversas famílias, que até hoje cultivam e produzem na localidade.