Quem se forma, transforma! CES.

Meus companheiros e companheiras de luta na Paraíba.
Estou licenciado temporariamente das entidades sindicais em virtude da pré candidatura a vereador em Patos, mas antenado com a luta no dia a dia, especialmente a FORMAÇÃO SINDICAL.

É justamente nesse período de eleição que observamos a importância e a necessidade da formação sindical para a classe trabalhadora, para as direções sindicais e seus associados.

Observamos que as contradições se avolumam no seio dos trabalhadores, com o desemprego, retirada de seus direitos, redução de salários e a Pandemia da COVID-19 que atinge frontalmente os mais necessitados.

E pior que nesse momento de dificuldades, a maior firmeza deve ser dos dirigentes sindicais, para encaminhar as demandas, ver alternativas, caminhos para sairmos da crise, sendo solidários com nossos irmãos e cobrar políticas públicas que assegure o emprego, o bem estar dessas famílias.

Mas, infelizmente, muitos dirigentes sindicais, enveredam por outros caminhos, de permanecer parados, sem apresentar propostas, sugestões através das entidades que dirigem. Ou seja, no momento que se precisa mais da entidade sindical, ela não toma iniciativas.

Estou fazendo essa breve avaliação para chegar ao Ciclo Nacional de Palestras Formativas Remotas do CES- Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho, nos dias 21, 22 e 23 de julho de 2020 e a necessidade de todos os dirigentes sindicais, pelo menos um por entidade, se inscrever e participar.

Nesse momento a menina dos olhos do movimento sindical é a formação sindical, pois se não tivermos uma orientação correta, cairemos na descrença, no abismo rapidamente.

Nesse sentido, cada entidade sindical, faça esforço e participe, fazendo a sua inscrição. Esse argumento que é cansativo, três dias, é coisa pequena para o desafio que temos que enfrentar nesse momento.

Outra necessidade é a manutenção do CES, que vem enfrentando dificuldades, com o fim de parcerias, especialmente depois do fim do imposto sindical, como instrumento de luta e de formação sindical para a classe trabalhadora.

O CES por onde passou fez a diferença e por isso é fundamental o INVESTIMENTO na formação dos nossos dirigentes sindicais.

Se você presidente ou outro membro da direção, já participou e sabe da importância. Se não tiver interesse em participar, veja outro membro da diretoria, um sindicalizado e inscreva imediatamente.

José Gonçalves
Sindicalista