A pandemia do novo coronavírus, COVID – 19, conseguiu penetrar os muros e as grades do Presídio Procurador Romero Nóbrega. Na manhã deste sábado, dia 25, a reportagem recebeu informações de que dois apenados testaram positivo para COVID – 19 após realizarem testes rápidos no Hospital Regional de Patos.
A situação pode ser ainda mais dramática, pois, um agente penitenciário também foi contaminado pelo vírus que vem causando problemas em todo o planeta.
O Presídio Procurador Romero Nóbrega tem mais de 400 apenados cumprindo sentença em regime fechado. O caso confirmado de COVID – 19 em dois apenados e em um agente penitenciário deve mudar completamente a rotina no órgão.
De acordo com informações, os apenados já foram isolados e aguardam os demais encaminhamentos diante do fato. O agente penitenciário também recebeu as medidas cabíveis em decorrência da confirmação para COVID – 19.
A cidade de Patos, que estava com 8 casos confirmados, deve somar agora 11 diante da nova revelação. Outro fator que preocupa os profissionais de saúde e a própria população diz respeito às subnotificações, ou seja, casos não confirmados, mas que existem.
Jozivan Antero – Patosonline.com
Reeditado às 11h40