Pavimentação sem esgotamento sanitário prejudica moradores de Santa Gertrudes que ficam sem ter como construir fossas sépticas e sendo multados

O vereador sindicalista Zé Gonçalves (PT) trouxe ao debate na sessão da Câmara Municipal de Patos a situação de moradores do distrito de Santa Gertrudes cujas ruas foram pavimentadas sem que fosse realizado o esgotamento sanitário.

Caso que acontece na maioria do município, pois em Patos apenas 7, em cada 100 casas, têm saneamento básico, conforme ele.

De acordo com o parlamentar mirim, o calçamento construído pela Prefeitura não deixa espaço para que sejam feitas fossas sépticas nas residências e isso não deixa alternativa para os moradores que, diante do consequente escoamento do esgoto para a rua, acabam sendo multados pela própria Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente.

Ele apontou o caso denunciado por um morador do conjunto novo em Santa Gertrudes, que se identificou como José Augusto, e denunciou a Secretaria de Meio Ambiente de estar multando moradores diante do problema.

Conforme a denúncia recebida por Zé Gonçalves, “a Prefeitura teria notificado os moradores do conjunto para suspender imediatamente o lançamento dos resíduos e encontrar um destino adequado”.

“Seremos multados por conta da incompetência da Prefeitura, como fica a situação dos moradores”, questiona o morador em sua denúncia.

Zé Gonçalves fez um apelo para que a situação seja resolvida. Ele disse que existe uma estação de tratamento naquela região que deveria ser ativada. Além disso, ele reforçou a preocupação com falta de saneamento em Santa Gertrudes porque esgotos estão escoando para o Rio Panati e para dentro dos açudes do assentamento Patativa do Assaré.

“Onde se produz agricultura familiar, produtos inclusive destinados à merenda escolar”, preocupou-se.