Patos precisa de força-tarefa e mobilização contra a dengue, diz Zé Gonçalves que aponta locais e situações que representam perigo

A preocupação com o aumento do número de casos de pessoas acometidas com arboviroses, principalmente a dengue, fez com que o vereador sindicalista Zé Gonçalves (PT) enfatizasse a necessidade de Patos organizar uma força tarefa, mobilizando equipes e a população na luta contra o mosquito aedes aegypti.

O parlamentar mirim lembrou que o período chuvoso é propício a ocorrer calamidade e apontou espaços que podem ter criadouros, como por exemplo as sucatas, borracharias e cemitérios.

Em relação às sucatas, ele disse que a maioria não têm cobertura e são coladas às residências das famílias. “Aqui em Patos, se permite funcionar uma sucata ao lado de uma casa. Qualquer um pode adquirir um terreno ao lado até da Câmara e montar uma sucata”, lamentou.

Zé Gonçalves criticou a falta de critérios e de fiscalização que proporcionam situações como essa, em que a saúde da população é colocada em risco. “Aí, com certeza é a melhor cama para o mosquito da dengue”, observou.

Ele citou o caso de uma sucata no Jatobá onde deveria funcionar o centro de zoonoses que abriga dezenas de carros que estão ao relento, com vidros quebrados, representando perigo por propiciar a formação de criadouros.

Diante também da situação precária de acúmulo de entulhos, os cemitérios acabam sendo propícios a ter criadouros do aedes aegypti, conforme ele.

As borracharias, que também foram citadas pelo parlamentar mirim como locais que trazem perigo, dispõem de pneus que podem acumular água das chuvas.

Na opinião de Zé Gonçalves, está faltando essa força-tarefa para visitar esses locais, que podem representar e representam perigo para o caso de infestação do mosquito transmissor da dengue e de outras arboviroses, como a zika e a chikungunya.

“Nós precisamos é de ação e não é ir pra rádio e dizer que está fazendo. É na prática que as coisas devem acontecer. É o fumacê, é a visita de casa em casa e é uma força-tarefa. E não apenas na zona urbana, mas também no distrito de Santa Gertrudes”, reivindicou.