Ônibus escolares sucateados levam sofrimento às comunidades rurais de Patos e Zé Gonçalves questiona Secretaria de Educação sobre a situação

O sofrimento de famílias que precisam do transporte escolar do município para que seus filhos possam ter acesso à Educação foi levado à tribuna da Câmara Municipal pelo vereador sindicalista Zé Gonçalves (PT) na sessão dessa terça-feira (27).

O parlamentar mirim relatou que estão sendo disponibilizados ônibus sucateados e que constantemente têm apresentado problemas mecânicos, deixando as crianças em situação vexatória e sem assistência para chegar até suas escolas e voltar para as residências.

A situação atinge comunidades como a Conceição de Cima e o Fechado, conforme apontou Zé Gonçalves. “Essas crianças estão sendo prejudicadas e os pais têm que pagar mototaxistas para que as crianças sejam transportadas até as escolas”, contou.

Ele citou, inclusive, notícia publicada pela jornalista Wania Nóbrega que traz a denúncia de que um dos veículos teria apresentado defeito pela quarta vez em um mês, deixando os alunos sem ter como assistir às suas aulas.

Em um dos depoimentos publicados, conforme Zé Gonçalves, uma mãe conta que o ônibus quebrou logo no primeiro dia de aula, teria furado a mangueira do combustível e muitos alunos tiveram que pegar carona para chegar até as escolas e também para voltar para casa.

No terceiro dia de aula, continuou o vereador, o veículo teria desta vez furado o pneu, conforme relatou uma mãe, e o desespero entre as crianças era desolador. Muitas delas, bem pequenas e de creches, ficaram ao sol até serem levadas para serem abrigadas em casas das proximidades.

Sem contar com a preocupação dos pais que não sabiam onde, nem como estavam seus filhos, ao tomarem conhecimento da situação, ainda conforme relatos de mães.

O mais recente caso denunciado aconteceu nesta terça-feira (27), quando mães do Sítio Fechado relataram novo defeito no ônibus, revelando assim problemas rotineiros que mostram o descompromisso com a Educação das famílias da zona rural de Patos, na opinião do parlamentar mirim.

“Eu só gostaria que a Secretaria Municipal de Educação justificasse essa situação da zona rural do Distrito de Santa Gertrudes porque o número de ônibus que tem em Patos não é brincadeira”, enfatizou.

De acordo com Zé Gonçalves, o Município de Patos recebeu ônibus novos do Governo Federal e do Governo do Estado, por isso questionou o motivo desses veículos já estarem apresentando defeito e com essa frequência.