Educação de Patos precisa de menos propaganda e de mais infraestrutura nas escolas, analisa Zé Gonçalves

A falta de infraestrutura nas escolas de Patos é um grave problema enfrentado pela comunidade escolar. As salas de aulas não têm condições regular de funcionamento por falta de climatização adequada. Os ventiladores e os ar condicionados não atendem a demanda e boa parte deles está quebrada, incluindo as escolas da zona rural.

A situação precária foi divulgada pelo vereador sindicalista Zé Gonçalves (PT) em entrevista concedida ao programa Jornal da Manhã, da Rádio Morada do Sol, na última quarta-feira (27).

O parlamentar mirim fez críticas à gestão municipal em relação à Educação, ressaltando que deveria se investir menos em propaganda e mais em infraestrutura para as escolas.

Zé Gonçalves elogiou o prêmio sobre a leitura, mas criticou a falta de investimentos para dar melhores condições às escolas para que os alunos desenvolvam suas aptidões. Ele criticou, por exemplo, a propaganda que se faz em torno da escola em tempo integral.

“Quando você vai a uma escola dessa percebe que não tem as mínimas condições dos alunos passarem o dia todo ali dentro. Não tem espaço, nem climatização”, ressaltou. O parlamentar mirim disse que a maioria das escolas eram grupos escolares adaptados e em sua maioria não têm espaço para serem ampliados.

Zé Gonçalves ressaltou que é preciso que sejam construídas escolas modelo nos principais bairros para atender a demanda das famílias. Ele citou como exemplo a serem seguidas as escolas amplas e com infraestrutura que existem em municípios vizinhos como Passagem, Malta e Condado, com áreas para práticas de esporte e de atividades artísticas para os alunos.

Outra dificuldade citada foi em relação as escolas que não tem áreas e quadras cobertas, a exemplo da Escola Aristides que até o momento nada de se construir a cobertura da quadra esportiva, sendo um espaço que poderá ser transformado numa escola modelo.” Qual o motivo de não se concluir a quadra do Aristides? Pois é uma escola que pode ampliar o número de salas de aula, refeitório, banheiros, biblioteca, dentre outros’, citou o vereador sindicalista.