Servidores de Patos lutam para evitar prejuízos ao ficar sem o terço de férias, sem revisão salarial e sem as condições mínimas de trabalho

Ações do Ministério Público Federal do Trabalho estão sendo encaminhadas pelos servidores públicos municipais de Patos, através do Sinfemp, para lutar pelo direito de receber o terço de férias e pela revisão salarial. Condições mínimas de trabalho, através da disponibilização dos equipamentos de proteção individual, os EPIs também estão sendo reivindicados, principalmente para servidores da Infraestrutura.

Ao fazer o discurso na sessão de encerramento do ano legislativo da Câmara Municipal de Patos, o vereador sindicalista Zé Gonçalves (PT) lamentou a situação desses servidores públicos que estão há três anos sem revisão salarial e sem resolver os problemas que prejudicam o trabalho deles no dia a dia.

“Os companheiros da Infraestrutura, são eles pedreiros, serventes de pedreiros e pintores que trabalhavam seis horas corridas, passaram a trabalhar oito horas e não têm EPIs adequados, não têm transporte adequado, não têm banheiros químicos e não têm água para beber”, denunciou.

Zé Gonçalves disse que a denúncia dessa situação foi formalizada junto ao Ministério Público Federal do Trabalho e também no Ministério Público Estadual da Paraíba. Na opinião dele, a situação é gritante, por isso as ações foram encaminhadas.

“E agora estamos aguardando uma posição da Justiça. Nós não estamos parados nem enquanto vereador, nem enquanto sindicalista”, ressaltou.

Para ele, é preciso que seja efetivado o pagamento de um terço de férias a todos os servidores e servidoras e para que isso ocorra, já foram tomadas providências, ou seja, foram impetradas ações na Justiça. De acordo com ele, não foram pagos os terços de férias de 2018, 2019, 2020 e 2021.

“Já impetramos essas ações na Justiça. Como não se resolve através do diálogo, o Sinfemp está entrando com essas ações na Justiça para que esses servidores e servidoras não tenham prejuízos”, reiterou.

Outra preocupação de Zé Gonçalves diz respeito à revisão salarial do próximo ano. Ele ressaltou a atualização da tabela salarial dos servidores da Câmara Municipal que foi cumprida pela presidente da Casa Legislativa, Tide Eduardo, e questionou o porquê da Prefeitura não poder agir da mesma forma.