Maternidade de Patos continua sendo alvo de denúncias de negligência e Zé Gonçalves relata caso de bebê sem oxigenação

Mais um caso de denúncia de negligência no atendimento dado a pacientes da Maternidade Peregrino Filho foi levado à Tribuna da Câmara Municipal de Patos pelo vereador sindicalista Zé Gonçalves (PT).

Desta vez, e de forma desesperada, o apelo foi encaminhado ao parlamentar mirim pelo pai de um bebê que teve problema causado pela falta de oxigenação no cérebro. A recém-nascida foi transferida para João Pessoa e encontra-se internada na UTI do Hospital Infantil Arlinda Marques.

Em seu discurso, Zé Gonçalves relatou o desespero do pai que lhe contou que teria encontrado a filha recém nascida em estado de agonia na incubadora da UTI Neonatal da Maternidade Peregrino Filho, pois as mangueiras de oxigenação estavam desconectadas e caídas no chão.

“Minha filha está com um edema no cérebro e precisa do oxigênio”, relatou o pai do bebê a Zé Gonçalves. O denunciante contou ao parlamentar mirim que a mãe teria sofrido negligência médica. “Me ajude, leve esse caso à Tribuna”, solicitou o pai.

Zé Gonçalves relatou ainda que a mãe do bebê está chorando incontidamente e sob efeito de medicamentos para a pressão arterial e para dormir, conforme o pai.

Em mensagem mais recente encaminhada ao parlamentar mirim, o pai da criança diz que o bebê está com edema e hemorragias devido à falta de oxigênio no cérebro e a mãe teve sérios problemas no parto e, debilitada, não pode estar acompanhando a sua bebê em João Pessoa.

Zé Gonçalves justificou o fato de levar a denúncia à Tribuna para desbancar discursos de que “as coisas estão às mil maravilhas”. De acordo com ele, mães contam que quando chegam em busca de atendimento recebem a premissa de que não terão o filho imediatamente e são mandadas para casa. No entanto, horas depois voltam sentindo dores do parto.

“É importante que a direção da Maternidade se pronuncie sobre tudo isso que está acontecendo e tente melhorar. O que queremos aqui é que as coisas sejam realmente resolvidas, pois não há nenhum interesse nosso em estar aqui para denegrir a imagem de ninguém, porque não é o nosso papel”, ressaltou o vereador.

Zé Gonçalves concluiu sua fala dizendo que quer, acima de tudo, a solução e que as mães e as pessoas não sofram como estão sofrendo, referindo-se ao caso em questão. “É muito difícil mesmo a questão humana nessas casas de saúde do nosso município”, completou.