Câmeras da STTrans são importantes, mas falta trabalho educativo com os motoristas, avalia Zé Gonçalves

O vereador sindicalista Zé Gonçalves (PT) disse na Tribuna da Casa Juvenal Lúcio de Sousa que as câmeras utilizadas pela STTrans para dar mais segurança ao trânsito de Patos são importantes, mas faltou fazer um trabalho educativo junto aos motoristas da nossa cidade.

“Foi dada capacitação, mas somente para o pessoal da STTrans, faltou fazer esse trabalho extensivo com os motoristas”, considerou. Ele considerou que os equipamentos instalados, por exemplo, por trás do Banco do Nordeste, no Centro da Cidade, ficam imperceptíveis com a arborização existente naquele local.

“Essas câmeras têm umas pegadinhas e é importante que se faça esse trabalho educativo”, opinou.

Na avaliação de Zé Gonçalves, é difícil organizar o trânsito em Patos porque ocorrem muitos casos de desrespeito à legislação como, por exemplo, de ultrapassagem pela direita. Infrações comuns de motoristas habilitados e que teriam passado por autoescola.

Outro problema apresentado pelo parlamentar diz respeito às calçadas que foram rebaixadas por comerciantes, diminuindo espaços de estacionamento e a “STTrans não toma nenhuma providência. Com medo de perder voto?”, questionou.

Zé Gonçalves é da opinião de que os agentes de trânsito devem ficar nas ruas, deixando as câmeras serem monitoradas por técnicos. Ele disse que é importante que os agentes estejam nos principais semáforos para orientar o trânsito, principalmente nos horários de pico.

E se houver irregularidades, conforme ele, as câmeras estarão registrando e não deixarão de trazer mais segurança ao trânsito. No entanto, Zé Gonçalves defende que seja feito um trabalho educativo extensivo aos motoristas, divulgando a localização dessas câmeras e a importância do cumprimento à legislação para um trânsito mais seguro.