Zé Gonçalves ressalta aprovação de projetos de bandeira feminista: “Repara danos causados às mulheres do nosso país”

A aprovação de dois projetos na Câmara Federal de bandeira feminista encaminhados pelo governo Lula para reparar danos causados às mulheres brasileiras foi destacada pelo vereador sindicalista Zé Gonçalves (PT) em discurso na Tribuna da Câmara Municipal de Patos.

De acordo com ele, o Projeto de Lei de nº1084/2023, estende o bolsa atleta às gestantes e puérperas por 15 meses, que compreende todo o período da gestação até os primeiros seis meses de vida do bebê.

Ele ressaltou a importância desse PL para as atletas que denunciavam as dificuldades no período da maternidade.

O outro Projeto de Lei aprovado é o 1085 que dá igualdade de direitos salariais para homens e mulheres que exercem as mesmas funções e pune com multas as empresas que descumprirem a determinação legal.

Zé Gonçalves lamentou que na Paraíba, um deputado federal tenha apresentado voto contrário às mulheres. “O único que votou contra foi justamente o Cabo Gilberto”, lamentou.

Na opinião do parlamentar mirim, o projeto da igualdade salarial é fundamental e destacou as falas da presidente do Sinfemp, Carminha Soares, e da secretária da mulher da CTB-Paraíba, Celina Areias, em noticiário nacional.

“Esse Projeto de Lei 1084 faz justiça a todas as atletas brasileiras que necessitam da bolsa atleta para seguirem as suas carreiras esportivas e já o PL 1085 representa um grande avanço para a eterna luta por igualdade salarial entre os sexos”, destacou Zé Gonçalves sobre as falas das nossas sindicalistas.

Com isso, conforme ele, as empresas da indústria e do comércio terão que pagar realmente salários iguais porque a discriminação é muito grande com as mulheres porque a maioria delas, além de não terem suas carteiras de trabalho assinadas, ainda têm salários reduzidos.

“Por isso que nós, enquanto vereador da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, apoiamos esses projetos e queremos que eles sejam colocados em prática, atendendo a todas as mulheres aqui do nosso município”, concluiu. Os projetos seguem agora para a apreciação no Senado.