Zé Gonçalves elogia papel dos Conselhos da Mulher e da Pessoa Idosa e apoio do Núcleo de Advocacia da UniFip no presídio feminino de Patos

O papel dos conselhos Municipais dos Direitos das Mulheres e da Pessoa Idosa e o apoio do Núcleo de Advocacia da UniFip junto às reeducandas do Presídio Feminino de Patos foram destacados pelo vereador sindicalista Zé Gonçalves (PT) na sessão da Casa Juvenal Lúcio de Sousa.

De acordo com o parlamentar mirim, os principais problemas encontrados pelas instituições naquele presídio foram falhas na iluminação, falta de ventilação nas celas e falta de encaminhamento dos processos das reeducandas.

Ele enalteceu o trabalho do Núcleo de Advocacia da UniFip, principalmente porque a maioria das reeducandas não tem condições financeiras de pagar advogados. “Realmente o apoio desse grupo vai permitir avançar substancialmente nos processos”, elogiou.

Ele destacou, ainda, a disponibilidade e o compromisso do promotor público Uirassu Medeiros que vem cumprindo um papel fundamental no nosso município. “Eu digo sempre, e muitos políticos não gostam. Tem gente aqui que faz mais do que os políticos”, ressaltou.

Ele destacou também as ações do Conselho Municipal do Direito das Mulheres, que tem a Samara Oliveira, e do Conselho da Pessoa Idosa, que tem Josa (Joseny Medeiros), como presidentes, que são duas mulheres que têm buscado soluções para essas questões e quando não conseguem, elas acionam o Ministério Público para que os resultados aconteçam.
” Esses conselhos não podem e não devem ser institucionalizados, eles precisam agir na base, na prática junto aos seus representados e isso tem acontecido”, destacou o vereador.