Zé Gonçalves destaca os 90 anos do voto feminino, faz resgate histórico e divulga mobilização do 8 de Março em Patos

O vereador e sindicalista Zé Gonçalves (PT) iniciou seu discurso na tribuna da Câmara Municipal de Patos na sessão da noite dessa quinta-feira (24) destacando os 90 anos da implantação do voto feminino no Brasil, que ocorreu no dia 24 de fevereiro de 1932.

O parlamentar mirim fez um resgate histórico da luta pelo direito de escolher seus governantes das mulheres brasileiras e falou sobre a mobilização que acontecerá em Patos durante as comemorações do dia 8 de Março, dia Internacional da Mulher.

De acordo com Zé Gonçalves, o voto feminino no Brasil aconteceu após muita luta. Ele foi reconhecido em 1932 e incorporado à Constituição de 1934, pelo então presidente Getúlio Vargas, mas era facultativo. Só em 1965 tornou-se obrigatório e equiparado ao voto masculino.

Ele destacou o movimento feminista da época, liderado pela professora Maria Lacerda de Moura e pela bióloga Berta Lutz, que fundaram a Liga para a Emancipação Internacional da Mulher, que era um grupo de estudos que tinha a finalidade de lutar pela igualdade política das mulheres.

Zé Gonçalves enfatizou o pouco tempo dessa conquista das mulheres e reiterou que elas ainda batalham por espaço e reconhecimento enfrentando o preconceito e o retrocesso. “Especialmente as mulheres negras e isso serve de exemplo para que possamos intensificar a defesa intransigente das mulheres” reforçou..

Na opinião dele, a luta das mulheres é também dos homens, é de todos aqueles e aquelas que lutam pela sua emancipação. “Hoje, apesar de serem maioria da população brasileira, elas ganham salário inferior ao dos homens mesmo exercendo a mesma função”, pontuou.

Sobre a programação do 8 de Março em Patos, Zé Gonçalves informou que será realizada uma caminhada da Praça Edvaldo Mota até a Praça Getúlio Vargas. “Vai ser um movimento de mobilização de todas as mulheres e de todos os movimentos sociais, como o movimento sindical, da juventude e de quilombolas”, completou.

Zé Gonçalves disse ainda que o movimento da Enfermagem pela aprovação do Projeto de Lei 2564/2020 e pelas 30 horas semanais e também estará participando das atividades.” A enfermagem nacional estará unida neste dia de luta da categoria e das mulheres em nosso País, não sendo diferente em Patos”, disse o vereador sindicalista.