Prefeitura deve assegurar pagamento do Previne Brasil e do reajuste do piso nacional dos ACSs e ACEs de Patos, reivindica Zé Gonçalves

O pagamento do reajuste do piso nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes Comunitários de Endemias (ACE) e do Previne Brasil devem ser assegurados a esses servidores do município de Patos.

A cobrança foi feita pelo vereador e sindicalista Zé Gonçalves (PT) no seu discurso na Tribuna da Casa Juvenal Lúcio de Sousa na sessão da noite dessa terça-feira (22).

De acordo com o parlamentar mirim, os projetos de reajuste de 33,24 por cento dos professores e do reajuste do salário mínimo já chegaram para aprovação daquela Casa Legislativa e no entanto o projeto que trata do reajuste do piso nacional dos agentes comunitários de saúde e dos agentes comunitários de endemias ainda não foi enviado.

“Eles têm direito ao reajuste do piso nacional, que inclusive foi sancionado no dia 21 de janeiro pelo governo Federal e a gente sabe que não tinha como ser pago no mês de janeiro, mas era para ter vindo agora no mês de fevereiro”, reclamou.

Zé Gonçalves solicitou ao prefeito Nabor Wanderley (Republicanos) que seja encaminhado imediatamente o projeto de lei para a Casa Juvenal Lúcio de Sousa assegurando o piso nacional dos ACSs e ACEs, como também o pagamento do retroativo do més de janeiro deste ano.

Quanto ao Previne Brasil, o antigo PMAQ, Zé Gonçalves disse que foi um compromisso da Secretaria de Saúde fazer o pagamento neste mês de fevereiro. “E, no entanto, mais uma vez, não se tem a previsão de pagamento para esse mês, que não é só para os agentes de saúde e de combate às endemias, mas para todos os servidores e servidoras lotados na Secretaria Municipal de Saúde aqui de Patos”, cobrou.