Ação da Energisa foi criminosa contra as 80 famílias do Novo Horizonte com apoio do Estado, avalia Zé Gonçalves

“Não tem outra palavra a não ser crime. Essa empresa é criminosa ao fazer o que ela fez com mais de 80 famílias do Novo Horizonte”, desabafou o vereador Zé Gonçalves (PT) na tribuna da Câmara Municipal na sessão da noite dessa quinta-feira (28).

Ele criticou o aparato policial e repudiou o apoio do Estado a uma ação “truculenta, perversa e maldosa” pela Energisa contra os moradores daquela comunidade. “Um aparato policial que parecia uma guerra. Me envergonha o Estado, me envergonha o governador colocar a Polícia Militar para dar apoio a uma ação criminosa dessa praticada pela Energisa contra aqueles moradores, sem nenhuma ordem judicial”,desabafou.

Ele pediu providências ao governador João Azevedo e criticou os deputados que representam o povo de Patos: “Nós não temos deputados para defender o povo de Patos que se calaram, se esconderam e se omitem, arrumaram os empregos para a família e o povo que se dane” disparou.

Zé Gonçalves apontou vítimas do descaso social da ação da empresa de energia, que teria mencionado como motivação da ação de interrupção total, com confisco de fiação e postes, da energia que era destinada àquela comunidade.

Entre as vítimas citadas pelo parlamentar mirim está seu Josué, de 91 anos, um idoso que toma medicação e comida pasteurizada, que foi deixado dormindo no calor e sendo cuidado à luz de lamparina. “Isso é um desrespeito ao Estatuto do Idoso” acusou.

Outra vítima deixada sem energia elétrica para ser cuidado é o jovem Luiz Felipe, que sofreu acidente na Vila Mariana, teve traumatismo craniano e ainda está à espera de cirurgia.

São crianças e idosos precisando de nebulização e que também foram vítimas da ação considerada por Zé Gonçalves como além de criminosa, truculenta, perversa e maldosa.

Ele criticou o relatório apresentado pela empresa em que teria alegado risco de morte, choque elétrico, queima de equipamento e incêndio. “Mas quem está causando a morte ou apressando a morte no Novo Horizonte é justamente a Energisa”, criticou.

Zé Gonçalves disse, ainda, que a empresa teria comunicado a situação e pedido providências à Prefeitura de Patos. Outros órgãos, como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e fez um BO na Polícia Civil. No entanto, não comunicou nada as famílias que de forma covarde foram pegas de surpresa pela ação, conforme o vereador. ” Ninguém teve direito ao contraditório. Além disso, quebraram postes e não devolveram. Levaram postes e fios, onde teve morador que comprou 120 metros de fio, ainda estava pagando e devolveram 5 metros e outros fios cortados, sem condições de serem reutilizados”, denunciou o vereador.
Na sessão foi aprovado um requerimento pelos 17 vereadores solicitando a presença do representante da Energisa no próximo dia 4 para dar explicação na Câmara Municipal de Patos. Além disso, a assessoria jurídica do vereador está analisando todas as medidas judiciais pertinentes a empresa contra essa maldade praticada com mais de 80 famílias.