O CES resiste com muita ousadia, criatividade e compromisso com a formação sindical

O CES- Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho, vem fazendo a diferença em plena pandemia da COVID-19, no campo da formação sindical.

A ousadia, iniciativa de fazer um curso de formação remota, em três dias, em dois turnos, conseguindo inscrever 180 sindicalistas, de 16 Estados, demonstra a sua credibilidade, a sua força, o seu reconhecimento junto as entidades de base.

Vale destacar que além de inscrever 180 lideranças sindicais, tem uma participação em média de 160 participantes e muitos que não tiveram como participar, estão trabalhando ou enfrentaram problemas com a internet.

A formação sindical através do CES junto a CTB em cada Estado, como também aos sindicatos filiados, fortaleceu muito a central, pois era a única central que tinha um instrumento de formação, que fazia o esforço de ir às bases, formar e informar.

Na Paraíba tivemos dois momentos: um antes chegada do CES e outro depois que se iniciou o trabalho com a CES. Sem o planejamento estratégico situacional, nem CTB e nem tampouco os sindicatos filiados, tinham rumo de atuação, pois ficavam a critério das direções. Com o PES se abriu o horizonte, apontando o caminho a ser seguido, descobrindo as demandas, através do esforço coletivo.

A CTB avançou não apenas na Paraíba, mas em outros Estados por onde o CES deu a sua contribuição no campo da formação política sindical.

Infelizmente, no momento do CES precisar de mais apoio, para se fortalecer, podendo assim contribuir ainda mais na formação sindical, a CTB tomou outra decisão, deixando de pegar e fortalecer uma estrutura de formação que vinha dando certo. Podemos afirmar que o fim do convênio da CTB com o CES trouxe enormes prejuízos para as CTBs estaduais e suas entidades filiadas. E por incrível que pareça não foi somente a falta de recursos, mas sobretudo, decisão política. Devemos rever isso.

O CES está se reiventando. Falta agora a CTB se reiventar, voltando a parceria com essa reserva de formação classista e de luta, no caso o CES.

Parabéns ao CES e seus dirigentes!
Parabéns a todas entidades sindicais de base e as CTB s estaduais por acreditar na formação sindical!

José Gonçalves
Sindicalista classista e de luta.