Zé Gonçalves parabeniza auxiliares de serviço pelo seu dia e cobra o pagamento da insalubridade e valorização do trabalho

Os auxiliares de serviço foram homenageados pelo vereador sindicalista Zé Gonçalves (PT) que em discurso na tribuna da Câmara Municipal parabenizou a categoria pelo seu dia, 22 de fevereiro, e cobrou o pagamento da insalubridade, um direito garantido por lei, e a valorização do trabalho desses profissionais que é de grande importância e suporte para o funcionamento das instituições.

De acordo com o parlamentar mirim, trata-se de uma categoria fundamental em todas as instituições e em todos os locais de trabalho. Ele reconheceu, como exemplo, a organização e a limpeza que os parlamentares e demais servidores encontram nas dependências da Câmara Municipal de Patos quando estão no exercício de suas funções.

“Nos órgãos públicos ou na iniciativa privada, em qualquer lugar esses companheiros e companheiras cumprem o seu papel de manter tudo limpo e organizado”, reforçou.

Zé Gonçalves enfatizou a falta de valorização e o desrespeito que ainda existem quando se trata desses trabalhadores, destacando por exemplo a falta do pagamento da insalubridade de acordo com a Norma Regulamentadora nº 15 do Ministério do Trabalho e do Emprego que assegura esse direito a todos os trabalhadores e trabalhadoras que operam em lugares insalubres.

“Limpar banheiro em escolas, em creches, na Prefeitura, na Câmara Municipal ou em qualquer outro local corresponde a lugar insalubre e deve ser assegurado o pagamento da insalubridade no grau médio de pelo menos 20% sobre o salário desses servidores e servidoras”, ressaltou.

Ele se solidarizou com todos os auxiliares e as auxiliares de serviço, aplaudindo a todos que servem ao município de Patos, ao estado da Paraíba e a todo o Brasil. “Sejam eles do setor público ou privado, eles realmente cumprem o seu importante papel no dia a dia”, reforçou.