Podas drásticas têm piorado a situação ambiental em Patos e Zé Gonçalves quer abrir debate sobre ações da Pasta do Meio Ambiente

O vereador sindicalista Zé Gonçalves (PT) quer abrir um debate na Casa Juvenal Lúcio de Sousa sobre a situação ambiental do município de Patos que tem sofrido com as altas temperaturas e as ações de poda drástica realizadas pela Pasta do Meio Ambiente.

Na Tribuna da Casa Legislativa, na sessão dessa quinta-feira (13), o parlamentar mirim voltou a criticar o que a Secretaria vem fazendo, ao podar drasticamente as árvores do Centro da Cidade, fazendo com que a população amargue sem nenhuma sombra num momento em que a temperatura vem aumentando.

“A Secretaria do Meio Ambiente ainda não se reencontrou com a natureza. Porque continuam sendo realizadas as podas drásticas e isso não só nas principais ruas do Centro, mas também nas praças”, criticou.

De acordo com Zé Gonçalves, a situação tem deixado o patoense sem opções de sombras porque a primeira copa das árvores foi retirada.

Ele sugeriu a realização de uma discussão sobre o tema na Câmara Municipal com a participação da secretária do Meio Ambiente para que seja esclarecido o que está acontecendo.

No Centro da Cidade, em especial as ruas Peregrino Filho e Bossuet Wanderley, a lateral do Mercado Central, Rui Barbosa, Leôncio Wanderley entre outras vias centrais, não têm nenhuma árvore plantada, conforme Zé Gonçalves.

Na opinião dele, deveria-se pensar em um projeto para essas áreas que possuem um trânsito intenso de pessoas, principalmente nos sábados e demais dias de feira livre.

“É importante que seja apresentada alguma proposta de plantio, não só de árvores nativas, mas também frutíferas, que dá resultado em outros municípios e por que não em Patos?”, questionou.

Ele criticou a escolha do plantio de palmeiras para arborizar a cidade de Patos. “Eu não vejo sustentabilidade para esse plantio de palmeiras aqui no nosso município. E é importante refletirmos sobre essa situação e coloco isso como sugestão para convidarmos para vir aqui a secretária e sua equipe para aprofundarmos esse assunto”, enfatizou.

Zé Gonçalves justificou seu posicionamento quanto a necessidade de um projeto de arborização para Patos, citando a situação das entradas da nossa cidade que estão abandonadas e sem nenhum projeto visual interessante.

“Você vai a Malta, é uma beleza a entrada da Cidade. Vai a São Mamede, é uma beleza também a entrada da cidade. Então nós precisamos pensar nisso, porque o patoense quer ver sua cidade organizada, limpa e bonita, e não na situação em que se encontram o centro e diversas comunidades, bairros do nosso município”, reforçou.