Políticos deveriam consultar o povo sobre as necessidades dos Assentamentos de Patos para decidir sobre benefícios, avalia Zé Gonçalves

Se os assentados das comunidades rurais Patativa do Assaré e do Campo Comprido fossem consultados sobre as necessidades mais urgentes para os Assentamentos certamente eles apontariam o saneamento, a água potável nas torneiras e um melhor atendimento básico da Saúde.

Com essa análise, o vereador e sindicalista Zé Gonçalves (PT) criticou na Tribuna da Câmara Municipal na sessão dessa quinta-feira (2) os gestores que decidem sobre os benefícios destinados a essas comunidades sem consultar os moradores sobre quais são as necessidades mais urgentes a serem atendidas.

“Nenhum morador ou moradora tem água potável em suas casas. As mulheres estão fazendo o transporte da água em carroça de burro ou em latas na cabeça”, relatou Zé Gonçalves.

Ele disse que muitas vezes os políticos encaminham benefícios sem sequer saber quais são as necessidades básicas das comunidades, apontando também, principalmente no Assentamento Campo Comprido, a situação preocupante quando o assunto é atendimento à saúde.

Ele destacou o legado deixado pelo ex-governador Ricardo Coutinho (PT) que realizou ações importantes em Patos após discussão com o povo, através do Orçamento Democrático, citando como exemplo o Condomínio Cidade Madura, a Ponte do Jatobá, a Escola Técnica Estadual, o Hospital do Bem e a interligação dos municípios da Região de Patos com estradas asfaltadas.

“Isso acontecia porque ele (Ricardo Coutinho) ouvia o povo. Ele fazia o Orçamento Democrático e em seguida fazia a obra. É essa forma diferente de fazer política pública, sem intermediação dos oportunistas de plantão “, enfatizou.

Na opinião de Zé Gonçalves, o que mais prejudica as políticas públicas são os políticos oportunistas e foram tantas ações e benefícios realizados na Região de Patos por Ricardo que deixou muitos deles com raiva, “pois a relação do ex-governador era diretamente com o povo”.