Serviços de reforma das escolas e creches com os alunos e servidores nos prédios é desumano e traz riscos à saúde deles, alerta Zé Gonçalves

O vereador e sindicalista Zé Gonçalves (PT)denunciou na Tribuna da Casa Juvenal Lúcio de Sousa na sessão dessa terça-feira (31) que em escolas e creches em reforma os serviços estão sendo feitos com os alunos, professores e servidores dentro, trazendo riscos à saúde deles.

De acordo com Zé Gonçalves, casos aconteceram na Escola Maria das Chagas, no Monte Castelo, e na Escola João Tavares, na Rua Felizardo Leite. “E só tiraram os alunos porque a gente denunciou. Mas os servidores estão lá comendo poeira e isso é um tratamento desumano”, criticou.

Na opinião do parlamentar mirim, se uma escola está sendo reformada, não há necessidade dos servidores estarem lá dentro. “Se não tem aluno, para que professor e auxiliar?”, completou. Ele enfatizou a necessidade desses servidores serem afastados, como aconteceu com a reforma no prédio do P.A. Maria Marques, em que foram dadas férias coletivas.

Ele criticou o fato das secretarias ficarem dando importância a coisas banais e deixar questões importantes como essa de lado. E questionou sobre se estariam lá os vereadores e o prefeito se as reformas fossem nos gabinetes da Câmara Municipal ou no gabinete do prefeito. “De maneira nenhuma. Agora quando é trabalhador e trabalhadora tratam dessa maneira”, reclamou.

“É porque não é a secretária que está lá dentro na poeira. São as auxiliares de serviço, professores, vigias e demais servidores”, completou.

Zé Gonçalves criticou ainda o fato de as escolas ficarem dois anos sem aulas e a Secretaria não ter aproveitado o período de pandemia para reformar essas escolas e creches.