CTB/PB realiza reunião da Direção e aponta caminhos de luta no Estado

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Paraíba, CTB/PB, realizou a sua primeira reunião presencial depois do 5° Congresso no Estado.

A reunião foi realizada em Patos, na Churrasqueira O Rancho e contou com 40 diretores e diretoras de todo o Estado, onde foi feita a avaliação do 5° Congresso e a participação dos Sindicalistas da Paraíba, além de discutir o plano de Ação até dezembro, passando pela votação da PEC 32, do Calote dos Precatórios, organização dos sindicatos, Finanças e Formação Sindical.
A primeira Secretária Alcicleide Lacerda fez a abertura dos trabalhos, convidando os diretores para compor a mesa dos trabalhos. Em seguida o presidente Marcos Santos, deu boas vindas a todos os participantes, iniciando a referida pauta. Foi feita uma avaliação da CTB no último congresso, destacando a unidade, como também a coerência diante das orientações da direção nacional. Outro ponto destacado foi o número de delegados inscritos ( 189), para o congresso estadual e para o nacional 38, sendo a maioria de mulheres e no tocante a direção Estadual a composição é de 50% de mulheres e 50% de homens. Outro destaque foi o trabalho feito, mantendo a presença da central em 16 regionais na Paraíba.

Sobre a luta contra a PEC 32 e o calote da PEC dos precatórios, ficou deliberado que todos os sindicatos devem travar a luta junto a base, denunciando os deputados e senadores que estão votando contra os trabalhadores e os servidores públicos. Já em relação as finanças foi feito um chamamento para os sindicatos quitarem seus débitos até o mês de dezembro e a partir de janeiro de 2022, aumentarem as suas contribuições junto a central. No tocante a formação sindical foi colocado a necessidade de realizar cursos em 2022, em parceria com o CES- Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho, em virtude da grande avanço da central depois da realização do PES- Planejamento Estratégico Situacional e diversos cursos por regional.

Por último, foi feita uma exposição por Adalmir sobre a comunicação sindical em tempos de crise, onde foi discutido a necessidade de intensificar a comunicação junto a base sindical, junto aos trabalhadores e trabalhadoras.

Para o presidente Marcos Santos, a reunião cumpriu o seu objetivo, pois toda a pauta foi discutida, aprofundada e com reais perspectivas de ser cumprido o plano de ação até dezembro. ” Saio daqui muito satisfeito com a nossa primeira reunião e me comprometo a visitar todas as regionais, reunir com os sindicatos filiados e fazermos a luta juntos”, disse o presidente.

O vereador sindicalista, Zé Gonçalves, vice presidente da CTB/PB, fez uma fala agradecendo o apoio de todos na construção do 5° congresso. Destacou a unidade na central. A necessidade dos sindicalistas ocuparem os espaços nas Câmaras Municipais, como também na Assembleia Legislativa para ser a voz dos servidores e trabalhadores em geral. Que a experiência de vereador em Patos tem sido muito positivo. Mas como um apaixonado e entusiasta pela formação sindical, reafirmou a necessidade da CTB /PB e seus sindicatos trabalharem os cursos junto ao CES.” A menina dos olhos do movimento sindical é a formação sindical e a Paraíba se destacou nessa importante tarefa através dos cursos do CES- Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho”, destacou o mesmo.
Diversos diretores fizeram uso da palavra, a exemplo de Carminha Soares, Secretária da Mulher Trabalhadora, do Diretor Jurídico Gilson Remígio, do Agente Comunitário de Saúde e presidente do sindicato em Sapé, o companheiro Biu destacando a luta nacional dos ACS e ACE, a professora Geraldinha, coordenadora geral de Cajazeiras, dentre outros.