Zé Gonçalves parabeniza pelos 118 anos da cidade de Patos e diz que problemas, como os da Saúde, obras inacabadas e lixão precisam ser resolvidos

O vereador e sindicalista Zé Gonçalves (PT) felicitou o município de Patos pelos 118 anos de emancipação política em discurso na sessão da Câmara Municipal nessa quinta-feira (21), mas enfatizou problemas do município que precisam ser resolvidos, destacando entre tantos, os da Saúde, das obras inacabadas, da falta de aterro sanitário e de infraestrutura nos bairros, inclusive no Distrito de Santa Gertrudes.

O parlamentar mirim lembrou que em relação às obras inacabadas são mais de 30 e todas elas iniciadas ainda com investimentos dos governos Lula e Dilma e que continuam inconclusas, mesmo depois de três governos seguidos do mesmo grupo político. “O que falta para concluir a UPA do Jatobá, o Teatro, a Vila Olímpica, a reforma do Rivaldão?”, questionou.

Em relação ao Distrito de Santa Gertrudes, Zé Gonçalves disse que as obras de infraestrutura iniciadas há oito anos também não foram concluídas. “Nem sequer o saneamento, porque o esgotamento sanitário está poluindo o rio Panatis e os açudes do Assentamento Patativa do Assaré”, informou.

Em Patos, em relação ao saneamento básico, Zé Gonçalves analisou que não houve avanços nesses anos, uma vez que de cem casas, apenas sete possuem esses serviços. “O governo Municipal não é aliado do governo Estadual por que não se resolve essa questão do saneamento em Patos?”, indagou.

Em relação ao lixo, o parlamentar mirim disse que Patos vai depender de aterros de outros municípios, pois conforme a gestão municipal, a cidade não teria condições de tratar e lucrar com seu próprio lixo e opta pela terceirização.

Zé Gonçalves citou ainda a necessidade do Centro de Zoonoses, de mais moradias populares e de programas de geração de emprego e renda e incentivo à instalação de empresas geradoras de vagas de trabalho para os patoenses. Destacando ainda a falta de resolução dos problemas da Saúde e a falta de telefonia móvel em Santa Gertrudes.

Aos 118 anos de emancipação política, apesar de todos esses problemas, Zé Gonçalves felicitou a todos os patoenses e fez um resgate da importância dos servidores públicos pela grande contribuição ao município e destacou o trabalho dos músicos que não recebem a atenção merecida. “Sabe quanto os músicos de Patos ganham? Um salário mínimo, sem gratificações”, disse.

Zé Gonçalves disse que a oposição quer o melhor para o povo, mas o que a gestão municipal propaga muitas vezes não condiz com a realidade. “A Prefeitura diz que tá tudo maravilhoso, mas vai lá no Matadouro para ver se tem uma pedra de calçamento! Vai lá no Alto da Tubiba para ver se o esgoto não está tomando de conta da praça!. Vai lá nas Sete Casas para ver a desgraceira. Ande nos bairros de Patos para ver”, desabafou.

Zé Gonçalves disse que nesses 118 anos de cidade, não tínhamos vivido uma crise como essa, com a fome reinando em muitos lares, o desemprego e a falta de moradia. Ele lembrou dos sem teto dos Sapateiros e do Serrote Liso, dos desempregados e subempregados, das mães de família que não tem o pão para dar ao seu filho, da classe trabalhadora e do povo que realmente vive a situação da Patos real.

O parlamentar tem trazido à tribuna a Patos que o povo conhece e que passa por todas essas necessidades para que seja feita a luta por melhorias e foi enfático: “eu quero que as coisas sejam resolvidas, que as coisas avancem e que as coisas aconteçam”.