Nota de Repúdio ao vereador de Patos : SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DA PARAÍBA

NOTA DE REPÚDIO

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba repudia veementemente as declarações proferidas pelo vereador Josmá Oliveira (Patriota) durante a sessão desta terça-feira, 11 de maio, da Câmara de Patos. Ao falar sobre a operação policial que matou 27 pessoas na comunidade do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, o parlamentar classificou como “bandidos” os jornalistas que criticaram o alto número de mortes naquela ocasião.

Questionar e investigar a verdade é uma das muitas atividades desenvolvidas pelos jornalistas. Causa estranheza e merece nossa indignação a infelicidade do comentário gratuito do vereador Josmá Oliveira.

Entendemos que toda atividade profissional é passível de críticas, questionamentos. As imagens divulgadas dos rastros de sangue deixados na comunidade e os relatos dos moradores também precisam ser destacados em meio à análise do que ocorreu. Se houve excesso da polícia, ele deve ser punido. O jornalista, por admitir essa hipótese e cobrar explicações sobre o que efetivamente houve,  cumpre apenas seu papel social e sua função de buscar e checar a informação verdadeira.

Repudiamos a tentativa de atribuir a uma missão indispensável do fazer jornalístico uma pecha negativa objeto da desinformação e distorção dos fatos. É contra esse tipo de “fenômeno” que trabalhamos todos os dias e continuaremos questionando, inquietando e bem informando a sociedade.

A DIRETORIA