Zona rural e urbana de Patos precisam de medidas urgentes para enfrentar a seca e Zé Gonçalves faz apelo por perfuração e reativação de poços artesianos

As previsões de seca com o fenômeno El Niño e as mudanças climáticas já estão sendo sentidas tanto na zona rural como na zona urbana de Patos e o vereador sindicalista Zé Gonçalves (PT) fez um apelo à gestão municipal em discurso na tribuna da Câmara Municipal para que faça perfuração de poços artesianos e também reative os já existentes nas praças da cidade.

De acordo com o parlamentar mirim, esta deve ser a grande empreitada para lidar com a seca que se avizinha. “O que a gente tem recebido de denúncias de falta de água não é brincadeira!” ressaltou.

Zé Gonçalves pontuou o caso do Bairro dos Estados, cujos moradores reclamaram que ficaram três dias sem água nas torneiras. E além dessa localidade, várias outras comunidades também vem passando por situações parecidas.

Ele questionou o motivo da falta de água em diversas áreas do nosso município, uma vez que já presenciamos situações de seca piores da que se apresenta nesse momento e não houve restrição do serviço como está ocorrendo agora. “Por isso, é importante que a Cagepa explique à população o que realmente está acontecendo”, reiterou.

Na opinião de Zé Gonçalves, é importante a discussão sobre o apoio que tanto do governo municipal como do governo estadual devem dar à população num momento de escassez de abastecimento de água nas zonas urbana e rural.

“Aí vem a questão da distribuição de ração para os rebanhos, vem o papel da Conab, na aquisição de milho e outros produtos para o homem e a mulher do campo”, pontuou.

Ele reiterou a importância da agricultura familiar e citou o ditado popular que diz que “se o homem e a mulher do campo não plantam, a cidade não janta”, pois 75% do que é consumido pela população do país, vem da agricultura familiar, conforme ressaltou.

Ele considerou uma bola invertida o investimento e a importância que se dá ao agronegócio em detrimento à falta de apoio para a agricultura familiar. No entanto, o governo Lula vem tentando mudar essa realidade, através de políticas públicas como o Programa de Aquisição de Alimentos para a merenda escolar e o descongelamento de recursos destinado à alimentação das crianças nas escolas, citou o parlamentar mirim.