O Partido Comunista do Brasil – PCdoB, realizou no sábado, dia 28 de outubro de 2023, a Conferência Municipal, onde foi feita uma análise de conjuntura internacional, nacional e local, além de eleger a nova direção e escolher os delegados e delegadas que irão participar da Conferência Estadual nos dias 3 e 4 de novembro em João Pessoa.
O Secretário de Organização no Estado, Waldir Porfírio, veio representando a Direção Estadual e se disse feliz com a reestruturação do partido no Município de Patos, até porque a Federação Brasil da Esperança em 2024 será coordenada pelo PCdoB.” Importante a reestruturação do PCdoB em Patos, no sentido de fazer o trabalho de base, fortalecer os movimentos sociais, construir uma chapa vitoriosa para as eleições de 2024. Lembrando que o PCdoB é quem irá coordenar a Federação composta por PT, PCdoB e PV a partir de janeiro de 2024″, destacou.
Estiveram presentes na Conferência Municipal, os representantes do PT, UP e PDT, respectivamente, Edileudo Lucena, Emanuel Escarião e Samyr, que enalteceram a necessidade da unidade no campo popular e de esquerda em Patos, visando fortalecer a luta e ocupar mais espaços no poder legislativo e também no executivo.
O vereador sindicalista Zé Gonçalves (PT), convidado para a Conferência, destacou a necessidade da unidade esquerda e todo o campo popular em Patos, no sentido de apresentar alternativas e opções para o povo nas eleições de 2024, visando sobretudo 2026, quando mais uma vez se dará o embate da esquerda, dos que defendem a democracia, a classe trabalhadora e o povo, contra os fascistas, que pregam ódio, defendem o pior para o povo.” A unidade é fundamental neste momento para que possamos construir um projeto político para 2024, que seja vitorioso, visando as eleições de 2026, para que possamos mais uma vez derrotar a extrema direita no País”, defendeu.
Gonçalves propôs uma nota de repúdio ao Estado e Governo sionista de Israel que juntamente com o imperialismo norte americano, está praticando um verdadeiro genocídio contra o povo palestino, assassinando crianças e mulheres, desrespeitando todos os tratados internacionais guerra.
Por último foi eleita a Direção Municipal do PCdoB, que terá como presidente Roberto Lima, como também os delegados e delegadas para a Conferência Estadual.
” A reestruturação do PCdoB em Patos, representa um passo importante na construção da unidade, na defesa do governo Lula e na luta para que as políticas públicas cheguem ao homem do campo e da cidade”, disse o presidente.
O presidente eleito Roberto Lima irá convocar reuniões com os filiados, reestruturando as organizações de base no Município que desde 2021 estão sem funcionamento regular.” A OB – Organização de Base do PCdoB é justamente onde os lutadores e lutadoras do povo se organizam, discutem a orientação política do Partido, além de ser um espaço para a formação e de luta “, destacou o mesmo.