A CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Paraíba, realizou no sábado, dia 9 de setembro de 2023, a reunião da Direção Estadual, onde discutiu a Conjuntura Política Atual, através do sindicalista Cristiano Zenaide e da presidente estadual do PCdoB, Gregória Benário. O cumprimento do piso nacional dos professores, agentes comunitários de saúde e agentes de combate as endemias, além da implantação e pagamento do Piso Nacional da Enfermagem, pelos gestores públicos nas três esferas de governo, iniciativa privada e filantrópica. Essa exposição foi feita pelo vice presidente da CTB-PB, vereador sindicalista Zé Gonçalves.
A reestruturação administrativa da CTB, passando pela filiação de novos sindicatos ( Rio Tinto, Mamanguape, SINTRAM -JP, SINDEP), foi feita pelo presidente estadual Marcos Santos, que na oportunidade lançou o novo sítio oficial da central, Instagram e Facebook.
No tocante as finanças foi feito um balanço geral por parte da tesouraria, colocando a necessidade urgente de aumentar as contribuições e manter em dia todas as entidades filiadas junto a direção nacional.
Foi discutido a necessidade da realização do Planejamento Estratégico Situacional, através do CES – Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho, como também, a realização de um curso de formação sindical na Regional Metropolitana de João Pessoa.
Em relação a participação da Paraíba no Conselho Nacional da CTB, que será realizado de 8 a 11 de novembro de 2023, em Belém -PA, onde a Paraíba participará com três Delegados, sendo dois natos e um escolhido na reunião. Foram discutidos mais 5 nomes, destes 4 mulheres, que serão encaminhados para a direção nacional, como observadores do referido conselho.
O vice presidente Zé Gonçalves, propôs a realização de uma plenária extraordinária da CTB envolvendo as regionais de João Pessoa e Cabedelo, visando reforçar o trabalho sindical na capital do Estado.” Estamos com um desafio enorme em Campina Grande Grande, João Pessoa e Cabedelo, no sentido de reestruturar o trabalho da central nestes centros políticos mais importantes no estado”, destacou.
Gonçalves defendeu a realização do Planejamento Estratégico Situacional que deverá ser realizado pelo CES – Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho até o mês de dezembro do corrente.
O presidente estadual da CTB, Marcos Santos, destacou a importância da reunião, a discussão ampla dos temas apresentados, como também a necessidade de realizar o PES e o Curso de Formação Sindical na Regional Metropolitana de João Pessoa, onde em seguida foi aprovado por todos.” Precisamos fortalecer o trabalho da central, especialmente no principal centro político do Estado que é João Pessoa e isso passa pela organização e formação sindical “, disse.
Marcos destacou ainda a filiação do Sindicato dos Enfermeiros no Estado da Paraíba – SINDEP, A CTB.” Uma grande vitória para o fortalecimento do trabalho Sindical é a filiação do SINDEP no dia de hoje. Agradeço a presidente Milca por esta decisão tão acertada em procurar filiar a entidade a uma Central classista e de luta igual a CTB”, elogiou.