O presidente Lula assinou na tarde dessa terça-feira (18) o piso nacional da Enfermagem e, com isso, foram garantidos 7,3 bilhões para pagamento do benefício já em maio.
A ação foi comemorada pelo vereador sindicalista Zé Gonçalves (PT) que destacou a luta da categoria, ao mesmo tempo em que fez um apelo ao prefeito Nabor Wanderley (Republicanos) para que prepare e envie o mais rápido possível à Câmara e em regime de urgência urgentíssima o projeto de lei para que seja efetivado o pagamento da Enfermagem de Patos.
“Uma grande luta da categoria nacionalmente e só não foi votada agora à tarde pelo Senado porque a sessão foi tumultuada pelos deputados que apoiam os atos terroristas”, ressaltou.
O parlamentar mirim, no entanto, lembrou que, em Patos, a categoria terá um grande prejuízo devido à perda de gratificação que soma R$ 1.925, com a aprovação na Câmara Municipal do projeto de n° 08 do Executivo.
“Mas esperamos que já nesse mês de maio toda a Enfermagem de Patos possa receber o seu piso nacional”, ressaltou. Ele enfatizou que o que interessa é que seja assegurado o direito desses trabalhadores e trabalhadoras que enfrentaram a pandemia no nosso país, inclusive com retirada de gratificação.
Zé Gonçalves agradeceu e ao mesmo tempo parabenizou a categoria da Enfermagem de Patos que foi às ruas lutar pelos seus direitos. Com isso, conforme ele, a Enfermagem se soma aos agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias e aos professores, como categorias que possuem piso nacional em forma de lei.
O vereador sindicalista criticou a maioria dos prefeitos e governadores que não se comprometem com a melhoria salarial e de condições de trabalho dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público do nosso país.