A CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil e a FETRAM – Federação dos Trabalhadores Públicos Municipais da Paraíba, receberam a filiação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Diamante, Boa Ventura e Curral Velho no sertão do Estado.
A assembleia da entidade ocorreu no Município de Boa Ventura e contou com a participação da direção e de associados, onde decidiram pela filiação as entidades de nível superior.
No momento foi discutido o não reajuste do piso salarial dos profissionais do magistério pela gestão municipal, como também outras demandas dos servidores.
O presidente do SINDISERDI, Jocimario Moura Franco, abriu a reunião, fazendo uma avaliação da luta nos três municípios da base da entidade e a importância de se filiar a CTB é a FETRAM para fortalecer a luta, visando as conquistas para os servidores.
A Tesoureira da entidade, Deusanete Marques, enfatizou a necessidade de intensificar o trabalho e a luta, afirmando que a filiação a central sindical, se faz necessário, especialmente devido as necessidades urgentes, como o reajuste do piso do magistério e a Implantação e pagamento do piso nacional da enfermagem.
O sindicalista Zé Gonçalves, vice presidente da CTB-PB e Diretor Jurídico da FETRAM, enalteceu a iniciativa do sindicato local em decidir pela filiação.” Hoje, vocês estão fazendo a melhor escolha na política sindical, classista e de luta, fazendo a filiação a duas entidades que procura fazer o trabalho de base onde estiver os servidores e trabalhadores, justamente a CTB e a FETRAM”, disse o mesmo.
Gonçalves falou ainda sobre a necessidade da formação sindical, inicialmente para os diretores e em seguida para a base.” Estaremos realizando um curso de formação sindical, através do CES – Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho, na Regional de Itaporanga e queremos a participação dos diretores desse Sindicato, pois sindicalista que se forma, transforma “, destacou o sindicalista.
A Presidente da FETRAM, Alcicleide Lacerda, fez sua intervenção, focando nos dados dos recursos destinados aos municípios e no caso específico dos professores nada justifica a gestão não querer reajustar os salários.
Alcicleide também se colocou a disposição para contribuir com a luta dos servidores e do sindicato que ora se filia a CTB e FETRAM.” Estou muito feliz com essa filiação e aqui a gente fortalece bastante o movimento sindical no vale do Piancó, sertão do Estado”, disse a mesma.
Frei Fábio Marques da direção da CTB-PB e da FETRAM, fez uma fala sobre o papel do movimento sindical neste momento e destacou a importância da filiação do sindicato, onde também fez uma cobrança no tocante aos conselhos do FUNDEB em cada Município.” Sei que todos os professores querem aumento, o cumprimento do Piso Nacional, mas se faz necessário uma participação nas direções dos conselhos, mesmo sabendo que a maioria pertencem e defendem os gestores, mas devemos participar e denunciar todas as falcatruas que por ventura existam “, alfinetou o sindicalista.