Os garis foram homenageados pelo vereador sindicalista Zé Gonçalves (PT) que destacou a categoria pelo seu dia, 16 de maio, em seu discurso na Tribuna da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, considerando o trabalho desses profissionais fundamental por ser responsável por manter a cidade limpa.
O parlamentar mirim classificou os garis como aqueles que trabalham muito, ganham pouco e têm uma jornada estressante. “E nós presenciamos, inclusive, a não contribuição da população para com esses trabalhadores e trabalhadoras”, lamentou.
Na opinião dele, quer seja efetivo, terceirizado ou contratado, o trabalho com o lixo urbano vem sido intensificado no nosso município. Ele lembrou também os catadores e catadoras que estão contribuindo com o meio ambiente, tanto no lixão como nas ruas da cidade.
Zé Gonçalves reclamou do prejuízo que os catadores e catadoras de Patos estão tendo com o transporte do lixo da cidade para um depósito em São José do Bonfim para posteriormente ser levado para o estado de Pernambuco, sob responsabilidade de uma empresa privada.
Ele disse que, com esse novo manejo, os catadores não estão podendo mais fazer a separação do lixo para a reciclagem, trabalho que rendia uma ajuda financeira para o sustento familiar deles.
O parlamentar mirim considerou também que a preocupação em relação às condições do lixão de nossa cidade continua e que vem realizando reuniões e para apresentar discussão sobre o tema na Casa Legislativa do nosso município.