SINFEMP afirma que pagamento de um terço de férias pela Prefeitura de Patos, humilha os servidores

O Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, SINFEMP, confirma como uma grande humilhação o pagamento de um terço de férias aos servidores de Patos, que a cada dia só tem piorado.
Em 2022 foi pago um único terço aos servidores, deixando atrasado os anteriores, a entidade sendo obrigada a entrar com as ações na justiça. Apenas os professores receberem integralmente em 2021 o seu terço no mês de dezembro de 2021 e os demais servidores sem pagamento, incluindo as auxiliares de serviços, merendeiras, motoristas, vigias da educação que recebem pelos 70%.

Este ano, piorou a situação, pois os professores receberam seus salários, mas o terço de férias, segundo fala do prefeito Nabor Wanderley, será parcelado em três vezes, por ordem alfabética, como se ia recursos do FUNDEB também viessem parcelados, mas já verdade vem integralmente, todos os meses.

Mas a situação ficou pior para auxiliares de serviços, merendeiras, técnicos administrativos, vigias, motoristas, lotados na Secretaria de Educação, pois sequer foram citados no referido parcelamento, o que tem revoltado a todos.

Os servidores das demais secretarias, sem sinalização de nenhum aumento salarial e nem tampouco o pagamento de um terço de férias.

O SINFEMP acabou de protocolar ofício no gabinete do prefeito e na Secretaria de Administração, solicitando uma audiência urgente para discutir a pauta de reivindicações e esses problemas surgidos ultimamente.
As auxiliares de serviços não tiveram a insalubridade reajustada de acordo com o aumento do salário mínimo, deixando se receber R$ 18,00.

A situação do piso da Enfermagem, do pagamento do previne Brasil, do 14° salário dos ACS e ACE, a implantação das progressões horizontais e verticais, a isonomia salarial, são pontos levantados pelo sindicato e esperam uma resposta urgente.

Para a presidente do SINFEMP, Carminha Soares, os servidores não aguentam mais esse tratamento e quer que a gestão receba a entidade, a comissão de servidores por categoria para discutir e resolver os problemas.” Estamos aguardando a audiência com Nabor e no entanto ele não marca. Será que teremos que fazer greve?” Lamentou a presidente.

O vereador sindicalista Zé Gonçalves, defende o pagamento integral de um terço de férias a todos os servidores, não de forma parcelada, pois os servidores não tem o direito de trabalhar parcelado.” Tenho certeza se algum servidor faltar ao trabalho será colocado falta e efetuado o desconto”, disse o mesmo.
Zé Gonçalves afirmou ainda que se a Prefeitura reduzisse o número de contratados e comissionados, teria condições de pagar todos os direitos dos servidores ativos e aposentados em dia e não a prestação como está sendo feito.