O vereador sindicalista José Gonçalves se mantém em luta ao lado dos ACS’s e ACE’s da cidade de Patos

Na manhã desta sexta-feira, dia 29, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) e os Agente de Combate às Endemias (ACE’s) estiveram mais uma vez na sede da Prefeitura Municipal de Patos em busca de melhorias salariais para as categorias que reclamam de falta de cumprimento das conquistas por parte da gestão.

Em determinado momento, o vereador sindicalista José Gonçalves (PT), que está lutando ao lados dos servidores, foi fotografado sentado ao chão em uma das salas da prefeitura. José Gonçalves aguardava a reunião com o prefeito Nabor Wanderley (Republicanos) para tentar resolver o impasse e evitar uma possível greve das categorias.

José Gonçalves postou em sua rede social: Aguardando aqui na Prefeitura Municipal de Patos PB, audiência com o Prefeito Nabor Wanderley para discutir o piso nacional dos ACS e ACE, pagamento da insalubridade em cima do salário base, gratificação de 40% sobre os 2 salários mínimos, além do retroativo de maio prá cá de 874,00 mensalmente. Essa é a luta do SINFEMP, SINDACSE, CTB e nosso mandato de vereador. Adelante!!!!”

As lideranças sindicais relatam que os ACE’s e ACS’s têm piso nacional definido por lei e os recursos já estão nos cofres da Prefeitura de Patos desde o mês de maio de 2022. A reivindicação é de que a prefeitura pague a insalubridade, gratificação de 40% do piso nacional e faça o pagamento retroativo.

A gestão se propõe a pagar a gratificação sobre o salário mínimo e não o do piso nacional da categoria. A Prefeitura alega que não existem recursos suficientes para pagar as gratificações sobre o piso nacional. Os ACS’s e ACE’s querem o pagamento da insalubridade com base nos dois salários mínimos, o pagamento da gratificação de 40% paras as categorias em cima do salário base, o pagamento do retroativo referente aos meses de maio e junho no valor de R$ 874,00 por mês.

Polêmica Patos