Mudanças no plantão e transferências na Saúde são revertidas e Zé Gonçalves reitera que ‘diálogo é importante para a luta dos servidores’

O vereador e sindicalista Zé Gonçalves (PT) anunciou na sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (19) benefícios conseguidos através de diálogo com a gestão Municipal para servidores da Saúde.

De acordo com ele, em reunião realizada com a Secretaria de Saúde, dentistas e auxiliares de saúde bucal do PA Maria Marques foram revertidas as transferências e mudanças de plantão.

“Os plantões voltaram para 12 e 24 horas e todos que foram para as UBS vão retornar para o PA Maria Marques”, informou. Zé Gonçalves disse que a questão das jornadas de 20 e 36 horas ainda estão sendo discutidas.

Quanto aos Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate a Endemias, ele disse que se reuniu com o prefeito Nabor Wanderley (Republicanos) que junto com os sindicatos, Sindacse e Sinfemp, discutiram a implantação do Piso Nacional do ACS e ACE de dois salários mínimos.

Ele informou que o pagamento de insalubridade e gratificação de 40% que a gestão Municipal planeja pagar sobre o salário mínimo não foi acordado com as entidades sindicais que querem que o valor seja pago sobre o salário integral das categorias. Sobre isso, as negociações vão continuar nesta quarta feira. “Essa discussão, esse diálogo é importante para fortalecer a luta dos servidores e servidoras”, opinou. Zé Gonçalves disse ainda que o projeto do Piso dos ACS e ACE será protocolado nesta quarta-feira para os encaminhamentos legais necessários, as duas categorias não irão abrir mão de seus direitos.” Não podemos retroagir. Se os ACS e ACE há muito tempo recebem a insalubridade em cima do salário base, não é agora que passou para dois salários mínimos como Piso Nacional que querem pagar esse direito em cima do salário mínimo”, disse o mesmo.