No Dia Nacional dos Povos Ciganos, Zé Gonçalves apresenta Voto de Aplauso à Comunidade Cigana de Patos

Uma homenagem ao povo cigano foi feita pelo vereador e sindicalista Zé Gonçalves (PT) na sessão da última terça-feira (24), dia que é dedicado aos Povos Ciganos de todo o Brasil.

O parlamentar mirim apresentou Voto de Aplauso à Comunidade Cigana de Patos e destacou em seu discurso na Tribuna da Casa Juvenal Lúcio de Sousa a necessidade de respeito e valorização da cultura desses povos.

“A Paraíba tem a maior comunidade cigana geograficamente fixada no Nordeste brasileiro e Patos tem sua comunidade concentrada basicamente nos Bairros das Sete Casas e Vila Cavalcanti”, lembrou.

Ele informou que a população cigana da Paraíba soma 3 mil 980 pessoas. Elas escolheram principalmente os municípios de Patos, Condado, Sousa e Juazeirinho para fazer morada. Dentre esses municípios, Sousa é o que concentra o maior número de ciganos.

“Porque foi lá que o ex-senador, ex-governador Antônio Mariz deu total apoio ao povo cigano aqui no Estado da Paraíba. E hoje realmente esses povos lembram e relembram a política pública, inclusive com construção de moradias, feita pelo saudoso Antônio Mariz”, destacou.

Zé Gonçalves lamentou que em plano 2022, o preconceito e a discriminação ainda façam parte da rotina de comunidades ciganas em todo o Brasil. “A comunidade cigana é vítima de intimidação, de falta de segurança alimentar, saneamento básico, falta de emprego, entre outros problemas enfrentados no dia a dia”, ressaltou.

O parlamentar mirim disse que, além de homenageá-los, devemos exigir que as políticas públicas cheguem às comunidades ciganas no município de Patos e reiterou a importância do apoio, “porque elas são desprezadas em todos os aspectos e, principalmente, nesse momento terrível que vive o país com esse governo Federal que está aí”, analisou.