Zé Gonçalves reivindica a aquisição da produtos da agricultura familiar para a merenda das escolas públicas municipais e estaduais

O vereador sindicalista Zé Gonçalves (PT) cobrou em seu discurso na tribuna da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, na sessão o cumprimento tanto pelo Município como pelo Estado da aquisição de 30 por cento dos produtos da merenda escolar da agricultura familiar.

Zé Gonçalves disse que a Zona Rural de Patos é pequena, mas é produtiva e criticou o que tem sido servido nas escolas. “O que a gente vê por aí é bolacha com suco e suco com bolacha”, reclamou.

O parlamentar mirim alertou para a questão para não ter que recorrer e ocupar o Ministério Público. “Se fosse para o Ministério Público resolver tudo, não precisaria nem de prefeito nem de Câmara Municipal. Cada um tem que cumprir o seu papel”, ressaltou.

Ele considerou vergonhosa a situação porque “há produção no Campo. De frango, polpa, ovos, verdura, leite, de frutas, e no entanto não estão sendo adquiridos esses produtos”.

Ele contou que no período em que foi secretário de Agricultura Familiar do Estado na gestão do ex-governador Ricardo Coutinho também ocorreu essa situação em Patos e com as escolas do Estado. “E nós tomamos providências e as escolas do Estado passaram a comprar os produtos da agricultura familiar”, enfatizou.

Zé Gonçalves disse que levará a questão para discussão no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e também discutirá com todos os trabalhadores e trabalhadoras rurais de Patos.

Ele disse, ainda, que tem produção no Assentamento Patativa do Assaré, no Assentamento do Campo Comprido, no Sítio Fechado, no Mocambo, e em várias outras localidades e, no entanto, essa produção não está adquirida para a merenda escolar pelas secretarias Municipal e Estadual de Educação.

“Nós vamos fazer essa luta em defesa da compra desses produtos da agricultura familiar de, no mínimo, 30 por cento de acordo com a Lei”, reforçou.