No Dia em Memória das Vítimas de Acidentes no Trabalho, Zé Gonçalves alerta para condições de trabalho na Construção Civil e Mineração

As péssimas condições de trabalho na Construção Civil e na Mineração na Paraíba que colocam em risco a saúde e a vida de trabalhadores foram destacadas pelo vereador e sindicalista Zé Gonçalves (PT) na sessão da Câmara Municipal de Patos desse dia 28 de Abril, Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho.

Zé Gonçalves questionou como estão trabalhando essas pessoas principalmente na mineração próximo a Patos e que estão lidando com a cal. Esses trabalhadores são vistos de bicicletas no trecho da rodovia que dá acesso a Campina Grande cobertos pela cal, o que significa que eles não utilizam equipamentos de proteção e ficam em contato direto com a substância.

“Não há realmente as mínimas condições de trabalho e quantos não já morreram ou desapareceram? É preciso que a gente investigue essas condições de trabalho”, ressaltou.

Além da mineração e da construção civil, ele citou ainda as empresas de bebidas, destacando que há uma série de problemas que precisam ser aprofundados e notificados. “E que sejam constituídas também as CIPAS (Comissões Internas de Prevenção a Acidentes) para realmente diagnosticar essas situações e ver alternativas”, disse.

Segundo Zé Gonçalves, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) em Patos tem atendimento regional e pode contribuir nesse sentido.