Áreas desertificadas alertam para a necessidade da preservação da Caatinga, diz Zé Gonçalves

O vereador e sindicalista Zé Gonçalves (PT) destacou em seu discurso na Tribuna da Câmara Municipal de Patos na sessão dessa quinta-feira (28) a importância do cuidado e preservação da nossa vegetação, a Caatinga.

Ele alertou para o estado de deserto e semideserto que é já verificado em diversas comunidades, por isso a necessidade de se defender nosso bioma.

Para se ter uma ideia de como a caatinga é fundamental, Zé Gonçalves informou que existem hoje cerca de 4 mil e 500 espécies que abrange 11 por cento do território nacional e que está presente nos estados da Paraíba, Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e parte de Minas Gerais.

Zé Gonçalves defendeu a preservação e alertou para o uso indiscriminado como lenha, principalmente em empresas de panificação, de espécies como Jurema, Caatingueira, Angico e de outras árvores nativas.

“Estão deteriorando a nossa Caatinga. Por isso é importante refletirmos sobre isso, principalmente porque são espécies resistentes e que prevalecem aqui em nossa Região”, alertou.

O parlamentar destacou o crescimento dessa vegetação quando ocorrem as chuvas e há uma transformação em nosso semiárido. “É um privilégio para a Região que tem essa vegetação e que tem a mata como a que temos aqui na nossa Paraíba”, reiterou.