Zé Gonçalves diz que liberação de armas provocou aumento da violência e defende Estatuto do Desarmamento

A violência tem aumentado com a liberação de armas. É o que se tem presenciado, na opinião do vereador e sindicalista Zé Gonçalves (PT), que defendeu o seu uso apenas pelas forças de defesa coletiva, como Polícias e Forças Armadas.

Na sessão dessa terça-feira (12) da Câmara Municipal de Patos, o parlamentar mirim disse que não se combate a violência com mais armas.

Na opinião dele, a maior violência que vivenciamos é a praticada pelos governos. “Temos o desemprego que atinge mais de 20 milhões de trabalhadores e trabalhadoras, não temos creches integral para as nossas crianças e nem uma Saúde Pública gratuita e de qualidade”, analisou Zé Gonçalves.

Para ele, manter essa situação em que vive o povo brasileiro é uma forma de violência. “Manter o povo na miséria, na fome, com essa carestia e com um salário mínimo que não consegue garantir uma cesta básica para os brasileiros e brasileiras”, desabafou.

Ele citou como exemplo do aumento dos casos de violência, os Estados Unidos (país onde a aquisição de armas é liberada para todos). Naquele país, nos estados com a aplicação inclusive da pena de morte os números da violência são maiores.

Zé Gonçalves disse que nada justifica a defesa intransigente pela liberação de armas. “Violência só gera violência”, enfatizou. Ele disse inclusive que policiais têm comentado sobre essa questão, em que estão sentindo maiores dificuldades no trabalho após a liberação das armas.

O vereador patoense defendeu que o Estatuto do Desarmamento volte a ser aplicado no Brasil.