Zé Gonçalves critica falta de discussão sobre projeto de extinção da Fundap e quer garantias de que fundo de cultura permanece

O vereador e sindicalista Zé Gonçalves (PT) quis aprofundar a discussão sobre o projeto de extinção da Fundap antes da votação, mas não teve o apoio da maioria dos vereadores. Na sessão da Câmara Municipal de Patos dessa terça-feira (8) chegou a apresentar pedido de vistas para que fosse realizada uma reunião aberta à discussão com os representantes do setor.

Zé Gonçalves considerou importante esse debate antes da votação do projeto para que o setor da cultura não fique prejudicado e que fossem apresentadas garantias de que o Fundo de Cultura permanecerá.

Mesmo desistindo da realização de audiência pública, por sugestão da presidente da Casa, Tide Eduardo, o vereador achou importante a realização de uma reunião com debate aprofundado, como aconteceu com relação à Zona Azul em Patos. No entanto, o encontro, como ficou pretendido, não foi aprovado e foi encaminhada a votação mesmo sem o setor de cultura ser ouvido. O projeto acabou sendo aprovado, em primeiro turno, com o único voto contra de Zé Gonçalves.

“Apareceu aqui Zeca e o procurador e eu coloquei aqui a questão do Fundo de Cultura e ele (Zeca) disse que não iria ser extinto e ficou de enviar um documento para a Câmara confirmando isso. Só que não mandou”, contou.

Com isso, Zé Gonçalves disse que resolveu pedir vistas para que fosse construída uma reunião ampla envolvendo todos os segmentos da cultura de Patos.

Ele considerou importante ouvir os produtores, músicos e todos que fazem cultura aqui no município “porque a questão não se resume a uma discussão aqui na Câmara e ao Controle Interno”, reiterou.

Na opinião de Zé Gonçalves, quem entende realmente a cultura de Patos é quem faz cultura. Por isso, ele acredita que essa extinção não pode ser justificada só pelas questões da corrupção e da indicação política, pois sendo assim teria que extinguir também outros órgãos como Patosprev, STTrans e demais secretarias onde acontecem denúncias.
O projeto de extinção foi colocado em votação e teve apenas o voto contrário do vereador Zé Gonçalves pela extinção.