Após dois anos, mamógrafo da Maternidade de Patos continua quebrado e o do Hospital do Bem não foi instalado. Critica Zé Gonçalves

O mamógrafo da Maternidade Peregrino Filho em Patos e seus problemas de funcionamento que se arrastam por mais dois anos continuam prejudicando as mulheres de Patos e da Região das Espinharas que necessitam do exame.

Com essa preocupação, o vereador e sindicalista Zé Gonçalves (PT) voltou a criticar a situação e destacou com tristeza a quantidade de exames que foram disponibilizados para todos os municípios polarizados por Patos.

De acordo com ele, foram apenas 430 mamografias liberadas pelo Estado que, divididas pelos municípios da 6ª Regional de Saúde, deram 16 exames para cada município.

Zé Gonçalves ironizou que a preocupação do governador com o povo de Patos e com o atendimento ao pleito dos deputados e de seus apoiadores aqui em Patos fosse resultar no número reduzido de mamografias que não atende à demanda das mulheres que precisam fazer o exame.

Ele lembrou que no ano passado foi divulgado que seria instalado um aparelho no Hospital do Bem, possibilidade que foi inclusive comemorada pela ONG Viva a Vida. No entanto, até agora não conseguiram nem preparar a sala para a instalação, conforme ele.

“Apesar de ser terceirizado, (não é nem uma coisa que o governo do Estado comprou, mas terceirizou) até agora não conseguiu instalar” alfinetou.

Ele lamentou que a ONG Viva a Vida não tenha acesso ao atendimento através do Hospital do Bem, uma situação que prejudica diretamente às mulheres.

“A ONG Viva a Vida que vale mais que muitos políticos aqui de Patos porque é um grupo que vive lutando e denunciando esse sucateamento e essas dificuldades que as mulheres que têm câncer e que são atendidas não só em Patos, mas também no Laureano em João Pessoa, têm sofrido”, ressaltou.

Zé Gonçalves também elogiou o espaço que a Diocese de Patos deu ao permitir que fosse aberta faixa dentro da Catedral denunciando esse descaso com a saúde pública do nosso município e da nossa região.

Ele considerou uma vergonha para nossos políticos que o governo do Estado não consiga nem colocar para funcionar um aparelho de mamografia em Patos. Ele considerou que o povo tem razão em reclamar da situação do nosso município, pois melhorias ou obras de nenhuma das esferas de governo têm chegado a Patos.

Ele relembrou também que durante a gestão do ex-governador Ricardo Coutinho Patos foi beneficiada com o Hospital do Bem, o condomínio Cidade Madura, a Escola Técnica Estadual, a Ponte do Jatobá, concluiu o Shopping Edvaldo Mota e interligou os diversos municípios da Região. Mas hoje o atual gestor quando chega é uma ruma de bajuladores aplaudindo, quando na verdade não veio nada para o nosso município”, criticou.