Modificação tributária traz benefício mas também prejuízos e grandes continuam pagando pouco e pequenos pagando muito, diz Zé Gonçalves

O projeto de modificação tributária aprovado na sessão dessa quinta-feira (28) por maioria da Câmara Municipal traz alguns benefícios, como redução tarifária para terrenos, mas no entanto traz prejuízos como a cobrança anual de alvarás. A opinião é do vereador e sindicalista Zé Gonçalves (PT) que votou contra a matéria.

Zé Gonçalves disse que vê benefício de um lado mas ao mesmo tempo vê prejuízo de outro. “Apesar de serem valores reduzidos a 15 por cento, no entanto compreendo que a própria tabela precisa ser melhorada atualizada porque os grandes continuam pagando pouco e os pequenos pagando muito”, analisou.

Ele enfatizou que esse favorecimento tributário para os grandes não é específico de Patos, mas é uma inclinação nacional que precisa ser modificada.

Na análise de Zé Gonçalves, quem trata da cobrança de tributos não tem dó de ninguém, só pensa em recolher. Esses recursos são retirados com a promessa de serem investidos posteriormente e o papel da Câmara é fiscalizar o Executivo, no entanto, o parlamentar disse que sente dificuldades para analisar melhor a matéria porque a Casa Legislativa não dispõe de uma assessoria técnica capacitada à disposição dos vereadores, como tem o Poder Executivo.

“Eu não estou convencido de que essa cobrança seja conveniente, apesar de ter sido reduzida, num momento de crise como esse que estamos passando”, justificou.