Mamógrafo para Patos com emendas impositivas dos vereadores é anunciado em sessão especial requerida por Zé Gonçalves

Patos terá em breve um mamógrafo que deve ser adquirido pela Câmara Municipal através do destinamento dos recursos das emendas impositivas em acordo com os vereadores. O anúncio foi feito pela presidente da Casa Legislativa, Tide Paulino (PSL) em sessão especial pública requerida pelo vereador e sindicalista Zé Gonçalves (PT) na noite dessa quarta-feira (27).

O vereador patoense destacou a importância do debate que considerou vitorioso e agradeceu a todas as mulheres e representantes de entidades e órgãos que estiveram presentes.

Ele lembrou as dificuldades para as mulheres em relação à atenção básica à saúde e também em relação à falta de mamógrafo para atender a demanda, criticando o fato do equipamento do Estado estar quebrado há mais de dois anos e o Estado tenha terceirizado um mamógrafo da iniciativa privada para atender às mulheres que terão direito a fazer as reduzidas vagas disponibilizadas, somente a partir da segunda quinzena de novembro.

Zé Gonçalves dedicou a audiência pública a todas as mulheres do Bairro Novo Horizonte que nesta quarta-feira (27) tiveram o fornecimento de energia e os equipamentos adquiridos pela comunidade confiscados pela Energisa. “O ato covarde e perverso da Empresa que só visa o lucro”, repudiou.

Sobre o objetivo da sessão, Zé Gonçalves disse que é importante para ampliar a discussão sobre a situação das mulheres no que diz respeito à falta de políticas públicas “ para que cheguem a todos sem precisar da intermediação e da politicagem que acontece em Patos”.

A sessão especial contou com a participação de várias lideranças sociais, comunitárias e sindicais e que defendem os direitos da mulher, entre elas os coletivos ‘Amigas Viva a Vida, Movimento de Mulheres Olga Benário, União Brasileira de Mulheres – UBM; SINFEMP, CTB e Associação dos Sapateiros; representantes do Hospital Regional de Patos, 6ª Gerência Regional de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Patos, OAB, Ação Social Diocesana, Associação Comunitária de Trincheiras, entre outras.

Hígia Lucena, do grupo ‘Amigas Viva a Vida’, destacou a importância da prevenção e do mamógrafo e disse que o movimento este ano não estava Rosa, mas de luto pelo número reduzido de mamografias oferecidos pelo Estado. Ela citou como exemplo o município de São José de Espinharas que teve disponibilizado somente dez exames para as mulheres daquele município. Higia também destacou que o único vereador a visitar o grupo Viva a Vida foi Zé Gonçalves e pediu para que os outros fizessem também suas visitas.

Em informação divulgada na Imprensa, haviam disponibilizados só 400 exames para 24 municípios da Região de Patos neste Outubro Rosa.

Aline Ana, do Coletivo Feminista Olga Benário, destacou as causas do câncer de mama e destacou o uso de agrotóxicos e o estresse, além das causas hereditárias. Ela criticou a falta de políticas públicas direcionadas às mulheres carentes. “É necessário discutirmos políticas públicas urgentes. Muitas mulheres não sabem sequer fazer um exame de toque”, alertou.

Ela criticou ainda o fato de estar sendo retirado dinheiro para o sistema privado para que mulheres patoenses possam fazer exame. Ela denunciou também a demora para que as mulheres que conseguem fazer o exame recebam o resultado e comecem a luta contra a doença.

A presidente do SINFEMP Carminha Soares, disse que muitas mulheres morrem justamente porque não podem sair dos locais de trabalho para fazer os exames de prevenção. “Que esta casa possa fazer leis para que sejam cumpridas pelo Executivo”, disse, solicitando que o direito aos exames de prevenção chegue a todas as servidoras e servidores e também a todos os trabalhadores do município.

Lielma Xavier, representante da Ação Social Diocesana, em seu discurso questionou, entre outas coisas, se as ações de prevenção ao câncer de mama têm chegado também às mulheres do campo.

A vereadora Fatinha Bocão (Republicanos) discursou e parabenizou o vereador Zé Gonçalves pela propositura da sessão especial e a presidente da Casa Legislativa, Tide Eduardo, pelo anúncio da aquisição do mamógrafo, que garantiu que irá apoiar e estará pronta para lutar pela causa.

A também vereadora Nega Fofa (Solidariedade) garantiu apoio à luta e mencionou que casos da doença aconteceram com ela e familiares e por isso fala com conhecimento de causa sobre a luta contra o câncer.
Socorro Rodrigues falou em nome da UBM- União Brasileira de Mulheres em Patos, destacando a luta da entidade nacionalmente em defesa dos direitos e por políticas públicas para todas as mulheres, parabenizando ainda pela importância da realização da audiência pública.