Responsabilidade sobre esgoto a céu aberto não é dos moradores do Nova Brasília e sim da Prefeitura, diz Zé Gonçalves

A notificação de moradores do loteamento Nova Brasília, no Salgadinho, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente levou o vereador Zé Gonçalves a defender os moradores e exigir infraestrutura antes da liberação desses empreendimentos em Patos.

O parlamentar disse na sessão remota da Câmara Municipal desta quinta-feira (26) que a cada 100 casas de Patos, apenas sete têm esgotamento sanitário.

“Esses loteamentos que foram permitidos pela Prefeitura, em sua maioria, não tiveram preocupação com o meio ambiente, nem com saneamento básico, inclusive fossas sépticas que foram feitas por algumas construtoras dizem que muitas foram transformadas em piscinas”, disse o vereador.

Na opinião dele, a notificação é absurda porque é responsabilidade da Prefeitura de Patos. Ele pontuou que em algumas áreas, como o loteamento Geraldo Carvalho, os moradores estão se juntando para comprar as manilhas e tirando dinheiro do bolso para fazer o serviço, quando a responsabilidade é da gestão pública.

“A Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem que rever essa posição e deveria, na verdade, notificar a Prefeitura. Porque a irresponsabilidade não é do morador ou moradora, mas da concessão do loteamento sem exigir desse empreendedores o cumprimento de todos esses requisitos”, reiterou.