Zé Gonçalves volta a discursar sobre as denúncias maus tratos na Maternidade de Patos e destaca mobilizações das mulheres

O sindicalista e vereador Zé Gonçalves (PT) voltou a manifestar indignação em relação às denúncias de maus tratos na Maternidade Peregrino Filho em Patos e destacou a mobilização do movimento de mulheres de nossa cidade.

Em seu discurso na sessão remota da Câmara Municipal dessa terça-feira (17), o parlamentar reforçou que o termômetro da situação é percebido quando se lê os comentários de uma matéria jornalística ou uma postagem nas redes sociais com denúncias desses maus tratos.

“Gente, os comentários são relatórios e dá para escrever um livro. Maus tratos na Maternidade de Patos, porque são histórias e mais histórias verdadeira que parecem que aconteceram ontem, porque as mulheres estão marcadas pelo sofrimento que passaram quando estiveram na Maternidade Peregrino Filho”, disse.

Zé Gonçalves citou o caso de uma mulher do município de Mãe D’água, que já teria vindo duas vezes na maternidade, passado por três médicos e na última sexta-feira à noite teriam mandado ela voltar para casa. No entanto, na madrugada de sábado, ela voltou à maternidade para o parto.

O vereador observou essa ida e volta para uma pessoa que mora em Mãe D’água, considerando o fato da Maternidade atender a mais de 90 municípios de toda a região.

“E ficam dificultando as cesarianas, as ligações, e até o acompanhamento de pessoas da família. O nascimento dos filhos que na verdade é uma alegria para as famílias, tem se transformado em tristeza e isso não faz sentido. Essa maternidade precisa ser humanizada”, criticou.

Zé Gonçalves elogiou a mobilização que vem sendo feita pelo movimento de mulheres de Patos, citando a vigília que ocorreu no sábado em frente a Maternidade e a panfletagem que aconteceu nesta tarde nos mercados e feiras públicas e no comércio da cidade.

“Mulheres do Movimento Olga Benário, da União Brasileira das Mulheres – UBM, do Conselho Municipal da Mulher, APOENA do Sertão, que são companheiras realmente dedicadas a essa causa das mulheres” elogiou.

De acordo com o vereador, a programação de luta em defesa das mulheres continua essa semana com a protocolização nesta quarta-feira (18) às 8h da manhã de documento na Câmara Municipal e na sexta-feira (20) acontece um debate na Fundação Ernani Sátyro, com a presença da vereadora Nadir Rodrigues (Republicanos) sobre o tema da Violência obstétrica no Município
de Patos.
O vereador teve ainda um requerimento aprovado de voto de aplauso aos movimentos de mulheres, além do SINFEMP e da CTB/ PB, que vem reforçando a luta no Município.” Estou aqui na Câmara Municipal para fazer a defesa dos movimentos sociais, do movimento sindical, da juventude, das mulheres, dos trabalhadores e do povo”, enfatizou o parlamentar mirim.