O sindicalista e vereador Zé Gonçalves, comemorou a vitória dos consumidores de Patos contra a exigência indevida da empresa Energisa que notificou moradores a retirarem os medidores de dentro para fora das residências, imputando-lhes as despesas que somavam para cada um em média R$ 1,3 mil.
Em discurso na sessão remota da Câmara Municipal desta quinta-feira (29), o parlamentar disse que a atuação da Casa Legislativa foi fundamental, iniciando como requerimento da colega Fatinha Bocão, subscrito pelos demais vereadores.
A mobilização dos parlamentares provocou o Procon de Patos a agir em defesa dos consumidores prejudicados. “Esta luta teve uma repercussão estadual e não serviu apenas ao povo de Patos, mas a todo o Estado da Paraíba”, disse Zé Gonçalves.
Na opinião dele, a cobrança pela transferência dos medidores, uma Resolução de 2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, sacrifica a vida dos consumidores e consumidoras.
Ele solicitou ao Procon que envie para a Câmara Municipal a ata da reunião que decidiu pela suspensão da exigência da Energisa, “porque os consumidores receberam uma notificação e nós precisamos de um documento que comprove a decisão”.