Zé Gonçalves quer apoio de todos os vereadores para a luta por política de saúde pública para os animais de rua de Patos

O sindicalista e vereador Zé Gonçalves, em discurso na sessão remota da Câmara Municipal na noite dessa terça-feira (27) pediu o apoio dos colegas vereadores para a luta por uma política de saúde pública voltada ao amparo aos animais de rua da cidade de Patos.

O parlamentar alertou para a situação presenciada no município, contando um fato estarrecedor ocorrido pela manhã quando, ao abrir o portão de casa, se deparou com um cão de rua que frequentemente alimentava morto na calçada.

Zé Gonçalves acredita que o animal tenha sido envenenado. “Até quando os animais de rua continuarão doentes, com fome, com sede e sendo envenenados aqui em Patos”, desabafou.

Na opinião do vereador, a Câmara Municipal, com todos os vereadores, deveriam exigir do poder público municipal uma solução definitiva.

Ele enfatizou a necessidade de um hospital veterinário municipal que ofereça consultas, vacinas, exames, internação com UTI, cirurgia e castração para atender os animais da população de baixa renda e também os que estão nas ruas.

“Nós estamos vivendo uma situação lamentável, com um canil que é mais um depósito de animais, um Centro de Zoonoses que, com recursos devolvidos, não é construído”, ressaltou.

Zé Gonçalves alertou para a necessidade de uma política de saúde pública para assistir a população de animais que vem crescendo não só em Patos, mas em todo o Brasil.

De acordo com dados apresentados por ele, o Brasil teve crescimento de 17,6% por cento em sua população de animais domésticos nos últimos anos, perdendo mundialmente só para os Estados Unidos.
O vereador cobrou uma solução imediata por parte do executivo municipal para os animais de rua em Patos, no Distrito de Santa Gertrudes, como também já zona rural que estão abandonados.