EXCLUSIVO: Complexo Hospitalar de Patos atende primeiro paciente com sintomas e suspeita de Covid-19

Na manhã desta quinta-feira (19), o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, registrou o primeiro atendimento na unidade de um paciente com suspeita de coronavírus. Trata-se de um paciente jovem do sexo masculino, de 39 anos, vendedor e que faz rota no Rio Grande do Norte.

O paciente deu entrada na emergência queixando-se de todos os sintomas da doença, tais como, cansaço, tosse sem secreção e febre alta. Foi feito o atendimento ambulatorial, recolhido material para exame e, após exames e medicação, o paciente foi encaminhado para isolamento domiciliar e vai ficar sendo acompanhado pela equipe da Vigilância Sanitária do município de Patos.

O material recolhido será encaminhado para o laboratório de referência em João Pessoa, o Lacen, e segundo a diretora geral do Complexo, Lilian Sena, o laboratório tem um prazo de até quatro dias para enviar o resultado do exame para o Covid-19.

Esse foi o primeiro caso que atendemos no Complexo de um paciente que se queixava dos sintomas do Covid-19, mas, isso não quer dizer que ele esteja com a doença. Nós só poderemos afirmar isso com o resultado do exame”, reitera Liliane.

Ela lembra que o Complexo adotou uma série de medidas para o enfrentamento deste momento, para o atendimento dos pacientes com suspeita da doença e ações que possibilitem que a unidade esteja preparada para enfrentar essa pandemia.

Fonte: Assessoria/ Eliane Sobral