Enfermagem foi golpeada nacionalmente, enquanto governadores, prefeitos e patrões da iniciativa privada aplaudiram a decisão do STF

O vereador sindicalista Zé Gonçalves ( PT), criticou duramente a decisão do STF em ter rasgado a lei do Piso Nacional da Enfermagem no Brasil, mas criticou também a fraqueza do Ministério da Saúde em ter contribuído com essa decisão.

Na opinião do vereador sindicalista, a Lei aprovada no Congresso Nacional, não constava jornada de trabalho, pois foi excluído esse artigo, justamente para facilitar a aprovação e pagamento do piso, mas no entanto, o STF julgou uma ação impetrada pelos patrões, das Santas Casas de Misericórdia, onde prejudicou diretamente os servidores públicos nas três esferas de governo , que trabalham 40 horas semanais e não 44 horas como foi entendimento da maioria dos ministros.” Uma punhalada na enfermagem. Um insulto à categoria. Especialmente por parte do STF, mas também com a omissão do Ministério da Saúde que ficou de camarote, assistindo tudo e também dificultando a implantação do piso “, alfinetou.

Zé Gonçalves, defende que o Presidente Lula encaminhe um Projeto de Lei para o Congresso Nacional ( Câmara e Senado), legalizando a situação, ou seja, colocando as 40 horas para o setor privado e 30 horas para o setor público, pois todos são trabalhadores e trabalhadoras neste País.

O vereador também defende que todas as prefeituras paguem o piso na cabeça do contracheque e não em forma de complemento como vem acontecendo no momento.” A enfermagem terá grande prejuízo quando for se aposentar, pois não vai constar todos os valores recebidos, apenas o que está na cabeça do contracheque”, explicou.

Por último, o vereador sindicalista insistiu na organização e mobilização da categoria, no sentido de pressionar os gestores para o cumprimento do Piso Nacional.